Prefeito Edinho entrega obras de remodelação da Área de Lazer do Jardim Tamoio - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito Edinho entrega obras de remodelação da Área de Lazer do Jardim Tamoio

Em solenidade realizada na manhã deste domingo (4), o prefeito Edinho entregou as obras de remodelação da Área de Lazer “Praça Juiz de Direito Luiz Olinto Tortorello”, no Jardim Tamoio, que foi uma conquista da população da região por meio do Orçamento Participativo. A reforma envolveu a revitalização do campo de futebol com construção de arquibancadas, implantação de pista de caminhada, recuperação da quadra poliesportiva e recomposição da cancha de malha e playground.

Edinho lembrou que a obra sofreu com atrasos durante a pandemia da Covid-19, mas elogiou o resultado e falou da importância da participação popular por meio do Orçamento Participativo. “Estou muito feliz. Essa praça ficou muito bonita, bem iluminada para a sociedade usar, para a comunidade usar, para as famílias usarem. Agradeço muito a quem acreditou no Orçamento Participativo e a quem acredita no Orçamento Participativo. Agradeço a paciência dos moradores. Eu vim aqui por diversas vezes durante a execução da obra, os moradores tiveram paciência conosco, mas hoje valeu a pena, a obra está sendo entregue, uma área de lazer muito bonita e bem estruturada. Agora a comunidade precisa ajudar a Prefeitura a cuidar e a zelar por ela, para que não seja depredada e agredida”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landin (PT), também exaltou a força da decisão popular. “Esse é um momento especial, pois representa mais uma conquista da comunidade através do OP, onde os moradores elegeram a reforma desta praça como prioridade. Hoje estamos aqui não apenas para celebrar a conclusão dessa obra física, mas também para celebrar a força e a união da comunidade. A praça Praça Juiz de Direito Luiz Olinto Tortorello é um espaço de convivência, de lazer, um local onde as famílias se encontram, as crianças brincam e os amigos se reúnem. É um espaço que pertence a todos que moram nessa região”, salientou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, convidou os jovens a participar do Orçamento Participativo. “A participação social é fundamental para que possamos ajudar a transformar a realidade do nosso bairro, da nossa cidade, da nossa região. A entrega dessa área de lazer foi uma demanda que apareceu no Orçamento Participativo Temático da Juventude, ou seja, foi a juventude que pediu para o governo revitalizar os espaços de lazer, esporte e diversão para que os jovens pudessem desfrutar das várias atividades. Inclusive neste mês de junho teremos a Plenária Temática da Juventude e peço que os jovens ajudem a mobilizar os jovens maiores de 16 anos para votarem conosco nessa participação que é uma prioridade do governo. O OP é lei porque é um programa estruturante do governo, é o principal programa do governo municipal, onde toda a população tem a oportunidade de reivindicar aquilo que de fato é uma prioridade na sua região”, ressaltou.

Após a cerimônia que marcou a entrega da obra, a Praça “Juiz de Direito Luiz Olinto Tortorello” sediou a quinta edição do projeto “Ruas de Lazer”, um evento que integra o programa “Prefeitura nos Bairros” com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. O encontro contou com apresentação de maracatu, atividades esportivas (futebol, taekwondo e xadrez), além de distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. O evento deste domingo também contou com a presença dos vereadores Aluisio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT) e Gérson da Farmácia (PDB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Prefeitura nos Bairros

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região do Carmo, São José e Quitandinha

Essa quinta fase da edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros”, que foi lançada na última terça-feira (30), atende a região composta pelos bairros Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amábile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido no CER Concheta Smirne Mendonça, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

WhatsApp Edinho Prefeito