"Ruas de Lazer" levou esporte, cultura e diversão ao Jardim Tamoio - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

“Ruas de Lazer” levou esporte, cultura e diversão ao Jardim Tamoio

A manhã deste domingo (4) foi de muita diversão para o Jardim Tamoio. Com uma programação gratuita na Área de Lazer “Praça Juiz de Direito Luiz Olinto Tortorello”, um público de aproximadamente 250 pessoas marcou presença no projeto “Ruas de Lazer”, um evento que integra o programa “Prefeitura nos Bairros” com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. Sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região, é realizada essa ação social que oferece atividades gratuitas de esporte, cultura e lazer para toda a família.

A atividade teve início logo após a entrega das obras de revitalização do espaço, em solenidade que contou com a participação do prefeito Edinho, secretários, coordenadores e gestores municipais. A atração cultural ficou por conta do grupo de maracatu Sementes Crioulas, pertencente às Oficinas Culturais Municipais de Araraquara, que contagiou o público.  Simultaneamente, o encontro ofereceu diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (taekwondo, futebol e xadrez) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, foram oferecidas aulas de ritmos e ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça. O coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro, destacou a importância do evento. “O sucesso do Ruas de Lazer demonstra a necessidade que a população tem por lazer de qualidade e interação com outras pessoas. Conseguir oferecer a possibilidade das famílias saírem de duas casas para praticarem uma atividade física, interagirem umas com as outras é cumprir o objetivo do programa”, destacou.

Prefeitura nos Bairros

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região do Carmo, São José e Quitandinha

Essa quinta fase da edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros”, que foi lançada na última terça-feira (30), atende a região composta pelos bairros Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amábile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido no CER Concheta Smirne Mendonça, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

WhatsApp Edinho Prefeito