Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para construção da sede do Centro de Referência do Idoso - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para construção da sede do Centro de Referência do Idoso

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (7), o prefeito Edinho assinou a  Ordem de Serviço das obras de início da construção da sede própria do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério”, que fica na Rua Comendador Hélio Morganti, esquina com Av. Dom Bosco, no Quitandinha.
A obra, que foi uma conquista da população por meio da Plenária dos Idosos do Orçamento Participativo, terá o investimento de R$ 2.834.418,63. O local contará com recepção, salas de atendimento, banheiros, vestiários, sala de reunião, almoxarifado, salas administrativas, copa e refeitório, consultórios médicos, sala de curativo, consultório de enfermagem, ginásio e área de convivência externa.  
Inaugurado em 1993, o Centro de Referência do Idoso de Araraquara completa 30 anos em 2023. É vinculado à Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada da Secretaria Municipal da Saúde e atualmente funciona em um imóvel alugado localizado na Rua Itália, 1009.

O prefeito Edinho destacou o papel da participação popular para que essa obra fosse eleita. “Temos o Cria funcionando hoje em uma casa no São José e vamos ter um prédio de 1.200 metros quadrados. Isso é fruto do Orçamento Participativo e com ele estamos conseguindo mudar muita coisa na cidade. O Orçamento Participativo nos ensina a governar e a governar com o povo. Quem diz o que é importante em Araraquara é o povo. Nós corremos atrás dos recursos e vamos fazendo, até olharmos para trás e vermos que o Orçamento Participativo transformou a cidade para melhor e consequentemente melhorou a qualidade de vida do nosso povo”, salientou.

O vereador Alcindo Sabino (PT) valorizou o projeto que vem para oferecer mais qualidade no atendimento da população. “É um lugar que vai trazer desenvolvimento para essa região da cidade, trazer o transporte público e condições para que as pessoas frequentem esse local com qualidade. E vai ser uma obra gigantesca. Com a qualidade dessa obra e com a qualidade dos profissionais que já trabalham no Cria, tenho certeza de que será uma obra que marcará um antes e depois”, assegurou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, enalteceu o trabalho realizado pelo Cria, que será fortalecido com o novo espaço. “É uma obra realmente necessária e temos que ampliar cada vez mais. O Cria faz um trabalho excepcional com geriatras, assistente social, psicóloga, fono, terapia ocupacional, fisioterapeuta, visita domiciliar, entre outros. É um espaço que tem que crescer porque temos que cuidar muito bem da nossa população. Nós queremos envelhecer, mas envelhecer com qualidade de vida. Para isso, precisamos trabalhar muito na promoção da saúde, que é o grande desafio que temos, pois exige uma mudança de hábitos, que é um processo interno de cada um, mas temos que garantir a qualidade da assistência dessa população, que é uma população que constrói e construiu Araraquara, que dá muito e deu muito de suas condições para que Araraquara fosse essa cidade que é hoje”, mencionou.

A gestora da unidade, Teka Sampaio Carmagnani, destacou o aniversário de 30 anos do Centro de Referência do Idoso. “O Cria é um trabalho que começou devagar, cresceu e hoje é o dia do seu aniversário, portanto é um dia de festa e de celebração. Obrigado, prefeito Edinho, porque esse é um presente que Araraquara, que a população idosa, recebe. O que é bom para a pessoa idosa é bom para todas as faixas etárias. A acessibilidade é boa para a pessoa idosa, mas é bom para a criança, para o adulto. A saúde também. Este presente é uma bênção para Araraquara. Teremos um Cria novo e adequado de acordo com as normas brasileiras para atender a população idosa”, comemorou.

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara  oferece um serviço especializado em geriatria e gerontologia, que conta com uma equipe multidisciplinar voltada no bem-estar da pessoa idosa, focado na promoção e na prevenção da saúde, no tratamento, na reabilitação das funções e na socialização. Os serviços são realizados de forma individual, em grupo e por meio da visita domiciliar. O espaço atende idosos encaminhados pela rede pública de saúde e conta com 14 funcionários e 12 mil pacientes cadastrados. No primeiro quadrimestre deste ano, realizou 3.805 atendimentos e 5.151 procedimentos.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); os vereadores Gérson da Farmácia (MDB) e Carlão do Jóia (Patriota); o secretário de Governo, Donizete Simioni; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; Ronaldo Ramon Oliveira, representando a FHV Urbanismo, empresa responsável pela obra; além de coordenadores e gestores municipais.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito