Orçamento Participativo: Região 6 elege ampliação do Centro de Saúde do Jardim América - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo: Região 6 elege ampliação do Centro de Saúde do Jardim América

O Centro Municipal de Saúde do Jardim América será ampliado. Com 80 votos, a obra foi eleita como prioridade pela Região 6 do Orçamento Participativo, programa que permite à população escolher os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. Outras oito propostas foram amplamente debatidas por mais de 190 pessoas presentes na plenária que foi realizada na noite desta segunda-feira (12) no Centro de Educação “Piaquara” Profª Lectícia Vitta Filpi, na Vila Xavier.

O prefeito Edinho, que participou da plenária, elogiou o engajamento da população da região. “Toda essa região da Vila Xavier se organizou e veio para a plenária para que nós pudéssemos, depois de um debate lindíssimo com muita gente, escolher qual a prioridade dessa região que nós vamos colocar no orçamento do ano que vem. E passou a reforma e ampliação da unidade de saúde do Jardim América, que faz homenagem ao Dr. Marcelo Druet. Ela passou como prioridade do Orçamento Participativo agora em 2023 e vai estar no orçamento de 2024”, comentou.

Edinho também destacou a importância do Orçamento Participativo para determinar a prioridade de cada região da cidade. “Para nós, o Orçamento Participativo não é só uma reunião onde se escolhe obras. É uma forma de governar onde quem decide é o povo, é a população que decide o que será investido e onde será investido, portanto é a população que decide para onde que a cidade vai. É uma cidade que não tem donos, pertence ao povo. O Orçamento Participativo para nós é lei. O povo escolhe e nós cumprimos”, completou.

A Região 6 envolve os bairros Vila Xavier, Jardim Paulistano, Vila Santo Malara, Jardim Viaduto, Vila Cidade Industrial, Jardim Cristo Rei, Vila Karu, Jardim Freitas Silva, Vila Renata, Jardim Paulista, Vila Santa Maria, Residencial dos Ipês 1 e 2, Cociza, Residencial Malvina Cury, Vila Central, Residencial FEPASA, Boa Ventura Gravina, Central Park Morada do Sol, Jardim das Estações, Vila Cidade Azul, Jardim Europa, Vila Donofre, Jardim Floridiana, Vila Freitas, Jardim Santa Thereza, Vila Gaspar, Jardim Tabapuã, Vila Odete, Residencial Barbieri, Vila Rayes, Jardim Brasil, Jardim América, Jardim Silvânia, Parque Gramado, Vila Esperança, Jardim Santa Júlia, Vila Joinville, Vila Ruth I e II, Jardim Capri, Vila Santa Terezinha, Vila Vieira, Chácara Floresta I, II e III.

Essa foi a quarta plenária regional do ano. Na primeira, realizada no dia 22 de maio, a Região 1 elegeu como prioridade a reforma e ampliação do CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso. Na segunda, realizada no dia 29 de maio, a Região 3 elegeu a reforma e ampliação do Caic Prefeito Rubens Cruz, no Jardim Roberto Selmi Dei. No dia 5 de junho, o CER Leonor Mendes de Barros (Parque Infantil), no Centro, sediou a plenária da Região 5 do Orçamento Participativo, que elegeu como prioridade a criação de um centro cultural no antigo Matadouro Municipal, no Santa Angelina.

Ao todo, serão 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional. A fase sub-regional do programa apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Também participaram da plenária a deputada estadual Thainara Faria (PT); o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT) e os vereadores Aluisio Boi (MDB), Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Carlão do Jóia (Patriota); além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Plenária  LGBTQIA+ acontece nesta sexta

Além das plenárias sub-regionais e regionais, OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A próxima, que será a Plenária Temática LGBTQIA+, está marcada para sexta-feira (16), às 19h, no Centro de Referência da Mulher, que fica na  Av. Espanha, 532, Centro.

A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No último dia 10, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. No último dia 18, a Plenária das Pessoas com Deficiência elegeu a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. As outras temáticas são as Plenárias da Juventude, Idosos e Plenária da Cidade.  A última plenária do ano está prevista para 19 de julho.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito