Orçamento Participativo: Araraquara terá um espaço destinado à comunidade LGBTQIA+ - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo: Araraquara terá um espaço destinado à comunidade LGBTQIA+

Araraquara terá um espaço de lazer, cultura e esporte destinado à comunidade LGBTQIA+. A obra foi eleita como prioridade na Plenária Temática LGBTQIA+ do Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A reunião foi realizada na última sexta-feira (16) no Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”.

O prefeito Edinho valorizou a importância da demanda eleita. “A Plenária Temática LGBTQIA+ decidiu pela criação de um espaço destinado à comunidade, com o objetivo de acolhimento, integração e sociabilidade. Para a Prefeitura, o OP é lei e o projeto será incluído no orçamento do município para o próximo ano. Parabéns a toda a comunidade que se organizou e compareceu”, destacou.

Essa plenária dá voz à população LGBTQIA+, sigla usada para denominar as orientações sexuais de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais, enquanto o símbolo “+” abarca as demais orientações sexuais e de gênero, representando pluralidade. A denominação LGBTQIA+ também se tornou um movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. Com o Orçamento Participativo, o segmento tem a oportunidade de eleger anualmente uma obra ou programa que atenda diretamente às suas necessidades em toda a sua diversidade no seu dia-a-dia.

O OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No dia 10 de maio, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Em 18 de maio, a Plenária Temática das Pessoas com Deficiência elegeu como prioridade a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. As outras temáticas são as Plenárias da Juventude, Idosos e Plenária da Cidade.

Também participaram da plenária a deputada estadual Thainara Faria (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT), Filipa Brunelli (PT), Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e Carlão do Jóia (Patriota); além de secretários, coordenadores e gestores municipais. 
Próxima plenária

O Orçamento Participativo terá sequência nesta quarta-feira (21), às 19h, na ETEC Profª Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial, na Av. Bandeirantes, 503, Centro, que receberá a Plenária Temática da Juventude. Além das temáticas, o Orçamento Participativo conta com 11 plenárias regionais, onde são votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional, que apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito