Edinho visita Cooperativa Sol Nascente acompanhado do Juiz da Vara de Execuções Penais - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho visita Cooperativa Sol Nascente acompanhado do Juiz da Vara de Execuções Penais

O prefeito Edinho e o Juiz de Direito José Roberto Liberal, da Vara de Execuções Penais de Araraquara, visitaram a sede da cooperativa Sol Nascente, na última sexta-feira (23).  A Cooperativa Social de Trabalho em Recuperação de Materiais dos Egressos Prisionais de Araraquara Sol Nascente é um dos empreendimentos incubados pela Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), vinculada à Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.

Fundada eformalizada no ano de 2020, a Sol Nascente tem como objetivo inserir egressos e egressas do prisionais do Estado de São Paulo no mercado econômico, por meio do trabalho fundamentado no interesse geral da sociedade. Originalmente, a área onde a cooperativa está situada contava apenas com banheiros e estava desativada. Como pertence à Prefeitura, por meio da IPECS, o município concedeu permissão de uso à cooperativa para que o grupo construísse a sede própria para realizar suas atividades, incluindo formação, manutenção de horta orgânica, compostagem e guarda de equipamentos, além de receber novos egressos advindos da unidade penitenciária, orientando-os após o cumprimento da pena.

Esta nova sede foi inaugurada em 15 de abril deste ano, data em que o prefeito Edinho afirmou aos presentes que levaria o Juiz da Vara de Execuções Penais de Araraquara para conhecer o trabalho desenvolvido pelos cooperados.

“Sempre emociona ouvir histórias de superação de dezenas de cooperados que agora têm uma nova chance de reconstruir suas vidas. São homens e mulheres que cometeram erros, cumpriram suas penas e agora merecem a oportunidade de um recomeço. Eles estão superando o preconceito da sociedade e fazendo um lindo trabalho, em parceria com a prefeitura, de recuperação do meio ambiente, das áreas de mananciais”, declarou Edinho, saudando o presidente da cooperativa, Edgar Gomes Martins, e toda a diretoria, pela dedicação. “Acredito firmemente no poder das cooperativas como instrumento de geração de trabalho e renda, onde os próprios trabalhadores cuidam do seu negócio. Também acredito na reintegração social dos egressos do sistema prisional. Precisamos dar a segunda chance necessária para que eles reconstruam suas vidas. Parabenizo todas as cooperadas e cooperados pelo excelente trabalho e dedicação”, concluiu.

O governo Edinho implantou o Programa Municipal Coopera Araraquara em 2021. Junto com a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária, o programa incentiva a criação, o desenvolvimento e a expansão de empreendimentos econômicos solidários no município.

Também participaram da visita o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário municipal de Governo, Donizete Simioni, coordenadores e gestores municipais.

WhatsApp Edinho Prefeito