Construção de unidade de saúde no Ibirás é eleita no Orçamento Participativo - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Construção de unidade de saúde no Ibirás é eleita no Orçamento Participativo

O Residencial Vila dos Ibirás ganhará uma unidade de saúde. Com 50 votos, a obra foi eleita como prioritária na Plenária da Região 11 do Orçamento Participativo, programa que permite à população escolher os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A plenária foi realizada na noite desta quinta-feira (29) na Emef Vereador Edmilson de Nola Sá, no Parque Residencial Laura Molina.

O prefeito Edinho valorizou a escolha da região que é composta ainda pelos bairros Valle Verde, Jardim do Valle, Anunciata Palmira Barbieri, Maria Helena Lepre Barbieri e Romilda Taparelli Barbieri. “Foi uma plenária muito bonita, muito legal e com uma conversa de altíssimo nível. A região dos Ibirás é vizinha a essa grande região do Valle Verde. Toda essa região que chamamos de grande região do Valle Verde tem aproximadamente 20 mil moradores. Nós entregamos recentemente uma unidade de saúde na região do Valle Verde e os moradores pediram agora uma outra unidade de saúde na região dos Ibirás. O Orçamento Participativo para nós é lei e aquilo que a população escolhe a Prefeitura cumpre. O Orçamento Participativo é uma nova forma de governar onde o poder vai para as mãos do povo”, comentou.

Também marcaram presença na plenária a deputada estadual Thainara Faria (PT); o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Jóia (Patriota), Guilherme Bianco (PCdoB) e Marchese da Rádio (Patriota); além de secretários, coordenadores e gestores municipais.
A fase regional do Orçamento Participativo 2023 conta com 11 plenárias onde são votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional, que apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A edição 2023 do OP também conta com sete plenárias temáticas, que são voltadas às mulheres, população negra, juventude, pessoas com deficiência, público LGBTQIA+ e idosos, além da Plenária da Cidade.

OP Digital

Entre as plenárias temáticas, resta apenas a Plenária da Cidade. Nesta etapa, a população escolhe, de forma online os três temas que terão propostas apresentadas e votadas na Plenária Temática da Cidade, que é presencial e está marcada para 19 de julho, às 19 horas, na ETEC Anna de Oliveira Ferraz (Industrial), localizada na Avenida Bandeirantes, 503, Centro.

Os temas que estão à disposição para votação no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) são: bem-estar animal, cultura, economia criativa, educação, esporte e lazer, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, programa de combate à pobreza, programa de políticas sobre drogas, programa para crianças e adolescentes, qualificação profissional, saneamento básico, saúde, segurança pública e trânsito. O voto será computado após um breve preenchimento dos dados pessoais e será permitida apenas uma participação por CPF. O prazo termina às 23h59 do dia 13 de julho.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito