OP: Região do Cruzeiro do Sul terá um Centro Dia do Idoso - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

OP: Região do Cruzeiro do Sul terá um Centro Dia do Idoso

A construção de um Centro Dia do Idoso na região do Jardim Cruzeiro do Sul foi a prioridade eleita na Plenária Temática dos Idosos da edição 2023 do Orçamento Participativo, programa que permite à população escolher os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (30) no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) “Irmã Edith”, no Centro, e contou com a participação de 232 pessoas, com 97 votos para a proposta vencedora.

O prefeito Edinho destacou a participação da população idosa na plenária. “Foi uma plenária linda e uma das mais bonitas que eu já vi, com defesas enfáticas e projetos importantes. Passou a construção de um Centro Dia do Idoso na região do Cruzeiro do Sul, na verdade para atender toda a região Sul da cidade. Estou cada vez mais impressionado e sabemos que é uma tendência a construção de uma rede de Centros Dia para os idosos, porque Araraquara aumenta a expectativa de vida e aumenta a quantidade de idosos, principalmente nos nossos bairros. A população idosa precisa de políticas públicas, precisa do poder público, precisa da Prefeitura. Fico feliz porque é a manifestação daquilo que de fato o povo necessita. O Orçamento Participativo é isso, dar voz e o poder de decisão ao povo. O povo nunca erra e sempre diz aquilo que de fato precisa”, comentou.  

Também participaram da plenária os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Jóia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas) e Marchese da Rádio (Patriota); além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Outras plenárias temáticas

Essa foi uma das sete plenárias temáticas do Orçamento Participativo. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em 10 de março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No dia 10 de maio, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Em 18 de maio, a Plenária Temática das Pessoas com Deficiência elegeu como prioridade a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. No dia 16 de maio, foi realizada a Plenária Temática LGBTQIA+, que elegeu a construção de um espaço de lazer, cultura e esportes para a população LGBTQIA+. A última plenária temática aconteceu no dia 21 de junho, quando a Plenária Temática da Juventude elegeu como prioridade a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros.

Além das plenárias temáticas, o OP 2023 conta com 11 plenárias regionais, onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional, que apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

OP Digital

Entre as plenárias temáticas, resta agora apenas a Plenária da Cidade. Nesta etapa, a população escolhe, de forma online os três temas que terão propostas apresentadas e votadas na Plenária Temática da Cidade, que é presencial e está marcada para 19 de julho, às 19 horas, na ETEC Anna de Oliveira Ferraz (Industrial), localizada na Avenida Bandeirantes, 503, Centro.

Os temas que estão à disposição para votação são: bem-estar animal, cultura, economia criativa, educação, esporte e lazer, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, programa de combate à pobreza, programa de políticas sobre drogas, programa para crianças e adolescentes, qualificação profissional, saneamento básico, saúde, segurança pública e trânsito. O voto será computado após um breve preenchimento dos dados pessoais e será permitida apenas uma participação por CPF. O prazo termina às 23h59 do dia 13 de julho.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito