Orçamento Participativo: Unidade de Saúde do Marivan será ampliada e reformada - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo: Unidade de Saúde do Marivan será ampliada e reformada

A Unidade da Saúde da Família (USF) “Adolfo Léo” (Marivan) será ampliada e reformada. Com 65 votos, a obra foi eleita como prioridade na Plenária da Região 2 do Orçamento Participativo, programa que permite à população escolher os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A plenária foi realizada na noite desta quarta-feira (28) na Associação de Atendimento Educacional Especializado (AAEE), no Jardim Aclimação.

O prefeito Edinho, que participou da plenária, valorizou a escolha da população. “Essa obra estará incluída no orçamento da Prefeitura para 2024. Para nós, o Orçamento Participativo é lei. A população escolhe, a Prefeitura corre atrás dos recursos e nós executamos. O Orçamento Participativo é uma forma de governar. Não é só vir aqui, fazer reunião e escolher obra. Eu sempre digo que o OP é uma forma de devolver o poder ao povo, que elege seus representantes. Eleger o prefeito ou os vereadores não significa que eles devem substituir a vontade do povo, mas sim representar o povo. Quando você dá o poder para a sociedade escolher o que é importante e o que é prioridade, é efetivamente o exercício do poder direto, porque quando você destina o orçamento, você está destinando para onde que a cidade vai. Se fizermos um paralelo, estaremos destinando para onde o estado vai, para onde o país vai. É o poder exercido pelas mãos da população”, comentou.

A Região 2 envolve os bairros Jardim Brasília, Jardim Celiamar, Jardim das Acácias, Jardim das Magnólias, Jardim das Margaridas, Jardim das Roseiras, Jardim Gardênias, Jardim Imperador I e II, Jardim Marivan, Jardim Morada do Sol, Jardim Santo Antônio, Jardim Uirapuru I e II, Jardim Vale das Rosas, Loteamento Estrela, Loteamento Kanashiro, Parque Atlas, Vila Velosa I e II, Chácara Velosa I e II, Condomínio Piemonte, Condomínio Vale do Campo, Jardim Aclimação, Jardim do Bosque, Jardim Maria Luiza III, Jardim Adalgisa, Jardim Amagire, Jardim Jorge Lauand, Jardim Maggiore, Jardim Primor, Jardim Tinen, Jardim Zavanella, Parque Aquiles, Residencial Piemonte, Residencial Vale do Campo, Sítio São João e Vila Sedenho.

A plenária desta quarta contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); os vereadores Fabi Virgílio (PT), Marchese da Rádio (Patriota) e Lucas Grecco (PSL), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.
Outras plenárias da semana

Essa foi a primeira de três plenárias marcadas para esta semana. Nesta quinta (29), às 19h, será realizada a Plenária da Região 11 na Emef Vereador Edmilson de Nola Sá, que fica na Av. Leonardo Gomes, s/n, Parque Residencial Laura Molina. A Região 11 é composta pelos bairros Valle Verde, Jardim do Valle, Anunciata Palmira Barbieri, Maria Helena Lepre Barbieri e Romilda Taparelli Barbieri.

A fase regional conta com 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional, que apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

A edição 2023 do OP conta com sete plenárias temáticas e a próxima será realizada na sexta-feira (30), às 9h, quando o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) Irmã Edith (Rua Voluntários da Pátria, nº 2154, Centro) receberá a Plenária Temática dos Idosos, onde a população da melhor idade terá a oportunidade de eleger uma obra ou programa que atenda diretamente às suas necessidades em toda a sua diversidade no seu dia-a-dia.  

A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No dia 10 de maio, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Em 18 de maio, a Plenária Temática das Pessoas com Deficiência elegeu como prioridade a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. No dia 16, foi realizada a Plenária Temática LGBTQIA+, que elegeu a construção de um espaço de lazer, cultura e esportes para a população LGBTQIA+. As outras temáticas são as Plenárias dos Idosos e Plenária da Cidade. A última plenária temática aconteceu nesta quarta-feira (21), quando a Plenária Temática da Juventude elegeu como prioridade a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito