Orçamento Participativo: CER Padre Mário Cavaretti Filho será reformado e ampliado - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo: CER Padre Mário Cavaretti Filho será reformado e ampliado

Com 109 votos, a Região 7 do Orçamento Participativo elegeu como prioridade a reforma e ampliação do CER Padre Mário Cavaretti Filho, no Altos de Pinheiros, em plenária que contou com a participação de 155 pessoas na noite desta segunda-feira (10) no CER Eudóxia Pinto Ferraz, no Parque Residencial São Paulo. A Região 7 envolve os bairros Jardim Esmeralda, Jardim Pinheiros I e II, Jardim Ana Adelaide, Vila Biagioni, Altos de Pinheiros I, II e III, Parque Residencial São Lucas, Parque Residencial São Paulo, Jardim Jacarandá, Residencial Alamedas, Parque dos Sabiás e Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues.

O prefeito Edinho, que participou da plenária, comentou a decisão popular. “O CER Padre Mário Cavaretti Filho, que atende o Altos do Pinheiros 1 e 2, é um CER que eu inaugurei quando fui prefeito em 2007. O Padre Mário é uma figura queridíssima que morreu de forma precoce em um acidente de automóvel na Washington Luiz em 2004 e depois fizemos uma homenagem a ele, dando seu nome ao CER que eu construí quando fui prefeito de 2001 a 2008. A reforma e ampliação desse CER foi escolhida como obra prioritária dessa região e estará no orçamento de 2024. O Orçamento Participativo para nós é lei. O povo escolhe, o povo decide, e a Prefeitura cumpre”, destacou.
Também marcaram presença na plenária desta segunda-feira a deputada estadual Thainara Faria (PT), o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT) e o vereador Guilherme Bianco (PcdoB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.
Próxima plenária

Essa foi a primeira de duas plenárias marcadas para esta semana. Nesta quinta-feira (13), às 19h, será a vez da Emef Rafael de Medina (Rua Adalgisa Delbon Michetti, 1240, Jardim Eliana) receber a Plenária da Região 8, que é composta pelos bairros Yolanda Ópice, Jardim Araraquara, Jardim das Paineiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Florença, Jardim Itália, Jardim Palmares, Jardim Paulista, Jardim Portugal, Jardim Santa Júlia III, Jardim Água Branca, Jardim Eliana, Jardim Higienópolis, Jardim Mangiacapra, Jardim Martinez, Jardim Nova Europa, Jardim Padre Anchieta, Jardim Santa Rosa, Parque Alvorada, Vila Maria Helena, Vila Normandia, Vila Melhado, Vila Suconasa, Vila Nova, Vila Guaianazes, Vila Furlan, Residencial Irmãos Laurini, Distrito Industrial I, Jardim Arangá, Jardim Castelo, Jardim das Gaivotas, Jardim Panorama, Jardim São Jorge e Residencial Antônio Melhado.

A fase regional conta com 11 plenárias onde são votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional, que apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A edição 2023 do OP também conta com sete plenárias temáticas, que são voltadas às mulheres, população negra, juventude, pessoas com deficiência, público LGBTQIA+ e idosos, além da Plenária da Cidade.

OP Digital

Entre as plenárias temáticas, resta apenas a Plenária da Cidade, que primeiro passa pelo OP Digital. Nesta etapa, a população escolhe, de forma online, os três temas que terão propostas apresentadas e votadas na Plenária Temática da Cidade, que é presencial e está marcada para 19 de julho, às 19 horas, na ETEC Anna de Oliveira Ferraz (Industrial), localizada na Avenida Bandeirantes, 503, Centro.

Os temas que estão à disposição para votação no site da Prefeitura são: bem-estar animal, cultura, economia criativa, educação, esporte e lazer, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, programa de combate à pobreza, programa de políticas sobre drogas, programa para crianças e adolescentes, qualificação profissional, saneamento básico, saúde, segurança pública e trânsito. O voto será computado após um breve preenchimento dos dados pessoais e será permitida apenas uma participação por CPF. O prazo termina às 23h59 desta quinta-feira, 13 de julho.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito