Orçamento Participativo: CER do Jardim Iguatemi será reformado e ampliado - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Orçamento Participativo: CER do Jardim Iguatemi será reformado e ampliado

O CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula, no Jardim Iguatemi, será reformado e ampliado. Em plenária realizada na noite desta segunda-feira (17) na Quadra Poliesportiva da Praça Maria Valéria Galvão Medina, no Cecap, a obra foi eleita como prioridade da Região 9 do Orçamento Participativo, programa que permite à população escolher os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A última plenária regional do ano foi também a mais acirrada e a que contou com o maior número de participantes, com 454 pessoas. A obra eleita teve 148 votos, sete a mais que a segunda mais votada e 13 a mais que a terceira.
O prefeito Edinho, que participou da plenária, elogiou o engajamento da população. “Foi uma plenária linda, que mobilizou toda essa região, com a presença de mais de 400 pessoas. Um debate com falas emocionadas, com consistência, defendendo propostas importantes. Venceu o CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula, que todo mundo conhece como CER do Jardim Iguatemi, que será a obra que vamos colocar no orçamento de 2024 para executarmos no ano que vem. O Orçamento Participativo para nós é lei. O povo elege e a Prefeitura corre atrás, a Prefeitura se empenha e nós realizamos. Todas as obras eram importantes, de todos os bairros que apresentaram suas propostas, mas essa foi eleita. Isso não significa que as outras obras não são importantes, mas o que não passou este ano, passa no ano seguinte. O importante é o povo tendo o poder para decidir, é o poder saindo das mãos de poucos e indo para as mãos de muitos”, comentou.

A Região 9 é composta pelos bairros Cecap, Jardim Iguatemi, Conjunto Habitacional Vitório de Santi 1 e 2, Residencial dos Oitis, Distrito Industrial 2, 5 e 7, Jardim Altos do Cecap, Jardim Regina, Residencial dos Manacás, Vila Aracoara, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rey, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Parque das Hortências, Residencial Nossa Senhora Aparecida e Condomínio Satélite.

Essa foi a penúltima plenária do ano, a última de 11 plenárias regionais onde foram votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional, que apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).
Também marcaram presença na plenária a deputada estadual Thainara Faria (PT); o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Jóia (Patriota), Guilherme Bianco (PCdoB) e Emanoel Sponton (Progressistas); além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Última plenária do ano

Resta ainda uma plenária para a conclusão do Orçamento Participativo 2023: nesta quarta-feira (19), às 19h, a Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), no Centro, receberá a Plenária Temática da Cidade, que colocará para votação projetos relacionados aos três temas eleitos no OP Digital, que são bem-estar Animal, programa de política sobre drogas e esporte e lazer.

A Plenária da Cidade será a última das sete plenárias temáticas da edição 2023 do Orçamento Participativo. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em 10 de março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No dia 10 de maio, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Em 18 de maio, a Plenária Temática das Pessoas com Deficiência elegeu como prioridade a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. No dia 16 de maio, foi realizada a Plenária Temática LGBTQIA+, que elegeu a construção de um espaço de lazer, cultura e esportes para a população LGBTQIA+. No dia 21 de junho, quando a Plenária Temática da Juventude elegeu como prioridade a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros. A última plenária realizada foi a dos Idosos, no dia 30 de junho, que elegeu a construção de um Centro Dia do Idoso na região do Jardim Cruzeiro do Sul.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

WhatsApp Edinho Prefeito