Construção de nova sede do Bem-estar Animal vence a Plenária da Cidade - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Construção de nova sede do Bem-estar Animal vence a Plenária da Cidade

O Orçamento Participativo, programa que permite à população decidir os investimentos a serem feitos pela Prefeitura, teve sua edição 2023 concluída nesta quarta-feira (19), quando a Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), no Centro, sediou a Plenária Temática da Cidade, a última plenária do ano, que teve como proposta vencedora a construção de uma nova sede e um ambulatório para a Coordenadoria de Bem-estar Animal.

A plenária contou com a participação de 460 pessoas e a proposta vencedora contou com 242 votos, enquanto as outras duas propostas concorrentes — a implantação de um Centro de Referência de Políticas sobre Drogas e a construção de um novo ginásio de esportes — empataram com 109 votos cada.

O prefeito Edinho, que participou da plenária, elogiou a participação popular na última plenária do ano. “Foi uma plenária linda e o povo escolheu a melhor forma de encerrar o Orçamento Participativo de 2023. Uma plenária linda, participativa, com muita gente, debates emocionantes e emocionados, e passou a construção de um centro, junto com o ambulatório, para o Bem-estar Animal, que entrará no orçamento para 2024. O Orçamento Participativo é isso, é a participação da população, é a democracia direta, é o povo exercendo a democracia e escolhendo os rumos da cidade. Vamos agora trabalhar incansavelmente para executar todas essas obras, todas essas prioridades. Vamos continuar construindo uma cidade democrática, participativa, que cuida de seu povo e que pertença a toda a nossa população”, comentou.

O resultado da Plenária da Cidade também seguiu a tendência apontada no OP Digital, votação online que elegeu os três temas que contaram com propostas na plenária presencial e que teve um total de 3.314 votos. Bem-estar animal foi o tema vencedor com 33% (1.105 votos), seguido de programa de política sobre drogas com 17,9% (592 votos) e esporte e Lazer com 16,7% (552 votos).

Também participaram da plenária o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT) e os vereadores Aluísio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Luna Meyer (PDT), Guilherme Bianco (PCdoB), Carlão do Jóia (Patriota) e João Clemente (PSDB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Outras temáticas

A Plenária da Cidade foi também a última das sete plenárias temáticas da edição 2023 do Orçamento Participativo. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em 10 de março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No dia 10 de maio, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Em 18 de maio, a Plenária Temática das Pessoas com Deficiência elegeu como prioridade a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. No dia 16 de maio, foi realizada a Plenária Temática LGBTQIA+, que elegeu a construção de um espaço de lazer, cultura e esportes para a população LGBTQIA+. No dia 21 de junho, quando a Plenária Temática da Juventude elegeu como prioridade a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros. A última plenária realizada foi a dos Idosos, no dia 30 de junho, que elegeu a construção de um Centro Dia do Idoso na região do Jardim Cruzeiro do Sul.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

WhatsApp Edinho Prefeito