Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para reforma da Praça da Igreja São Geraldo - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para reforma da Praça da Igreja São Geraldo

Em solenidade realizada neste sábado (29), o prefeito Edinho assinou a Ordem de Serviço para início das obras de reforma e revitalização da Praça da Igreja São Geraldo. A obra foi uma demanda eleita como prioridade pela população da Região 5 no Orçamento Participativo.

A cerimônia contou com discursos emocionados sobre o Padre José Luiz Ferrari, que era o responsável pela paróquia e faleceu no ano passado aos 71 anos de idade. O prefeito Edinho destacou o engajamento do padre para que a obra fosse eleita como prioridade da região. “Essa é uma obra do Orçamento Participativo, mas que tem uma participação efetiva também do Padre Ferrari, que mobilizou a população para a plenária do OP. Foi uma plenária na Casa da Cultura, histórica, com muita gente. A comunidade se mobilizou para recuperarmos essa praça”, lembrou.

Edinho agradeceu à população da região por compreender que a obra sofreu um atraso por conta de todas as medidas e investimentos realizados pela Prefeitura no propósito de salvar vidas durante a pandemia da Covid-19. “Fica aqui a minha gratidão à comunidade do São Geraldo por ter entendido o momento em que estávamos vivendo. A partir desta segunda-feira a obra terá início e começaremos a ver a transformação da praça”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), também recordou os esforços do Padre Ferrari. “Essa reforma será uma homenagem ao Padre Ferrari porque ele lutou por isso e certamente está muito feliz por esse dia. O Padre Ferrari sempre foi uma pessoa que gostava das coisas corretas e o São Geraldo merece essa obra. É uma praça, uma igreja com mais de 100 anos e essa comunidade merece isso”, comentou.

O espaço contará com um investimento de R$ 1.058.285,91 por meio de uma permuta com a empresa FHV. Entre os serviços previstos estão a recuperação do chafariz e do seu entorno, a reconstrução da área demolida anteriormente, a reconstrução e recuperação do piso de pedra portuguesa, a manutenção da praça em geral e a instalação de rampas de acessibilidade. Além do investimento previsto para a reforma, a Prefeitura já investiu R$ 451.338,08 na revitalização da iluminação da praça; também executou diversos reparos em 2022 com equipe própria do município, para a recuperação de trechos do pavimento da praça, bem como limpeza e reparos na casa de máquinas. O prazo para execução total da obra é de 120 dias.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto, falou sobre o cuidado com o qual foi elaborado o projeto de reforma da praça. “Vamos revitalizar e transformar toda a parte da entrada da igreja, reconstruindo como ela era, colocando o chafariz para funcionar, fazer toda parte elétrica, hidráulica, reconstruir toda a parte da praça que está demolida e vamos voltar a ter o uso pleno da praça, que vai ficar como ela sempre foi e mais bonita porque temos áreas maiores de piso para fazer os eventos da igreja. O projeto será executado do modo como foi discutido e apresentado no OP. O que nós temos é uma adequação de orçamento com alguns detalhes, mas toda obra será executada. Em uma ginástica muito grande, vamos conseguir executar tudo o que foi previsto e agradeço à empresa pela colaboração no desenvolvimento desse projeto”, explicou.

O diácono Joaquim Augusto de Oliveira, que representou a comunidade do São Geraldo no ato, também enalteceu a luta do Padre Ferrari para que a obra se tornasse realidade. “Essa reforma foi um sonho dele, que hoje está sendo realizado, com a força de cada um de nós e pelo empenho que ele deu na época para que isso acontecesse, incentivando e motivando as pessoas a participarem do Orçamento Participativo. Seria uma alegria muito grande se ele estivesse aqui agora entre nós, mas infelizmente os nossos projetos não são os projetos de Deus, mas com certeza, ele, onde quer que esteja, está muito feliz e contente por cada um de nós”, concluiu.

Também participaram da solenidade o vereador Alcindo Sabino (PT); o secretário de Governo, Donizete Simioni; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; a secretária de Administração, Juliana Lujan; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; Ronaldo Ramon Oliveira, representando a FHV Urbanismo, empresa responsável pela obra; além de coordenadores e gestores municipais. Também marcaram presença Maria Célia, Marília e Maria Nair, irmãs do Padre Ferrari.

WhatsApp Edinho Prefeito