Novos membros do Comjuve são empossados na Prefeitura
A Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara sediou nesta quarta-feira (9) a solenidade que marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), órgão de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador de representação da população jovem.
O prefeito Edinho apontou que a juventude deve ser valorizada porque dela sairão os próximos líderes da sociedade. “O Conselho da Juventude é muito importante e especial porque nós tratamos a juventude como uma área prioritária das políticas públicas. Se não fosse assim, não teríamos uma plenária no Orçamento Participativo só para discutir os investimentos para a juventude. Para nós, a juventude é prioritária por uma série de fatores, primeiro porque é quem vai ser protagonista da sociedade no próximo período. Temos que entender que todos nós temos ciclos na vida e os ciclos vão chegando ao fim. E quem está vivendo o ciclo da juventude é quem efetivamente vai se construir como liderança no próximo período de todo o processo que a sociedade vive, seja na profissão que escolher, seja na comunidade que vive, seja na representação pública, muitas vezes de segmentos da sociedade, ou seja na política, se essa for uma construção a ser feita”, ressaltou.
O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que representou a Câmara Municipal de Araraquara no evento, contou que já foi membro do Comjuve e valorizou a importância do órgão. “O Comjuve tem papel fundamental na formulação de políticas públicas da juventude. A complexidade dessa pauta se dá porque a juventude é um conceito plural, inclusive hoje em dia se fala juventudes, por discutir as mais diversas áreas onde a juventude tem que estar atuando, não só pelo ponto de vista da educação, debatendo o processo educacional que vai do ensino fundamental, ensino médio, cursinhos, ensino superior, pós-graduação e inserção de mercado de trabalho, mas também o direito à cultura, ao esporte e ao lazer. O Comjuve tem o papel democrático que faz parte desse governo de garantir a participação popular e unir todos esses eixos que compõem o entendimento de direito para a juventude, políticas públicas para a juventude e também de conseguir compreender o papel da juventude para o futuro da construção de Araraquara”, comentou.
O Comjuve foi criado em 2007 e reformulado por meio da Lei Municipal nº 9.576, de 22 de maio de 2019. Antes eram 18 integrantes e, com a reformulação, passaram a ser 24, uma nova composição mais abrangente junto aos movimentos da sociedade civil. É vinculado à Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, ligada à Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, reafirmou que o governo Edinho sempre teve um olhar especial para a juventude e o conselho ajuda a fortalecer esse compromisso. “O Comjuve é um conselho que vai estabelecer um diálogo bastante efetivo com a política pública e com o governo a partir da representatividade de cada um de vocês que estão tomando posse conosco. Nos colocamos à disposição, como Prefeitura, para acolhê-los neste novo momento que se inicia”, frisou.
O coordenador executivo de Participação Popular, Renato Ribeiro, também exaltou a relevância do Comjuve. “Tem sido um ano muito bom para quem acredita na juventude. Tivemos recentemente em Araraquara momentos muito bonitos. Tivemos plenárias muito grandes no Orçamento Participativo, plenárias muito significativas, mas a que eu vou levar no meu coração neste ano vai ser a Plenária da Juventude. Quem estava lá sabe do que estou falando. Foi uma noite mágica, uma noite de participação e de festa. E hoje estamos de novo em uma noite com a juventude em peso, uma juventude plural, com diferentes grupos e diferentes frentes para fazer esse processo de construção”, mencionou.
Igor Emídio da Hora Silva, assessor especial de Políticas Públicas para Juventude, enalteceu a participação dos jovens no órgão. “Agradeço a vocês, que entendem o lugar de vocês dentro da sociedade e compreendem que temos essa possibilidade de sentar, discutir e nortear as políticas que vão tocar a nossa juventude”, salientou.
Ao lado da Assessoria Especial, o Comjuve preza pela garantia dos direitos dos jovens no município, pautando-se no Estatuto da Juventude para avaliar, propor e deliberar sobre políticas públicas para a juventude, orientando-as para o respeito à diversidade, à educação, à cultura, ao esporte, à cidadania e à construção de uma Araraquara mais equitativa. É constituído de forma paritária por representantes da sociedade civil e do poder público. Os integrantes têm mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução. As funções dos membros do Conselho Municipal da Juventude não são remuneradas.
Também estiveram presentes o secretário de Governo, Donizete Simioni; Daniela Prates, representando a deputada estadual Thainara Faria (PT); a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah; o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins; e o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes.