Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara é reaberto totalmente reformado - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara é reaberto totalmente reformado

Na manhã deste sábado (12), a Prefeitura de Araraquara realizou a solenidade que marcou a entrega das obras de reforma, manutenção e reforço estrutural do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA), que tem como patrono o maestro José Tescari. O espaço cultural fica na Rua Voluntários da Pátria, esquina da Avenida Portugal, no Centro.

O prefeito Edinho destacou a importância do MAPA. “Estou muito feliz em fazer essa entrega. Eu vim aqui acompanhar a obra e esse prédio com características do Século 19 é muito importante. Araraquara tem, de fato, que valorizar esse espaço, pois ele carrega o acervo do maestro José Tescari, que é fundamental para entendermos a nossa identidade cultural. E aqui também vemos que tivemos dinossauros que viveram antes da humanidade, ou seja, é efetivamente uma síntese de fatos históricos que são condensados em um prédio como esse”, observou.  

A obra no espaço contou com um investimento de R$ 196,3 mil, oriundos de recurso federal via emenda parlamentar do então deputado federal Paulo Teixeira (PT), hoje ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, emenda esta articulada pela vereadora Fabi Virgílio (PT). “É um museu tão nosso, tão belo e com uma carga afetiva da nossa cidade. Um museu não é e nem deve ser estático, parado, gelado. Nos museus encontramos a materialização da nossa história e é aqui que começamos a perceber quem somos e como chegamos até aqui. E aqui, especificamente, quem nos antecedeu. Os museus são guardiões da nossa memória, são guardiões da história, são guardiões da nossa identidade, por isso valorizá-los é determinante para o agora, mas também para o depois”, disse Fabi.

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, lembrou da fundação do espaço, há 15 anos, e valorizou a obra. “Estamos aqui devolvendo à cidade um dos museus mais visitados de Araraquara. Com a importante parceria da Fundação Araporã, o MAPA tornou-se referência não apenas regional, mas nacional, sob o ponto de vista da pesquisa acadêmica e de projetos de educação patrimonial. São 15 anos em que circularam milhares de visitantes neste espaço que agora compartilhamos. Esperamos mais outros tantos milhares. Vida longa ao MAPA”, comentou.

Paulo Delfini, bisneto de José Tescari, que representou a família, se mostrou feliz pela homenagem. “Temos na família um acervo histórico bem grande do maestro Tescari e estamos batalhando para manter viva essa memória. Acredito que a manutenção desse prédio com o nome dele vai colaborar para isso. Para nós é uma honra”, comentou.

O espaço público passou por diversos serviços como reparos na estrutura e nos pisos de madeira e alvenaria. O trabalho, praticamente, artesanal teve como foco a preservação da originalidade. O local contou ainda com reforma nos sanitários, masculino e feminino; pintura externa, além da manutenção do forro em madeira da reserva técnica e da demolição e recomposição dos revestimentos nos pontos de trincas, vergas e rasgos de tubulações; troca e manutenção de calhas e rufos; manutenção da fachada com recuperação das molduras decorativas, entre outros diversos serviços.

Também participaram da solenidade o vereador Alcindo Sabino (PT); o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Saúde, Eliana Honain; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca; o gerente de Documentação Histórica, Museus, Bibliotecas e Acervos, Gustavo Ferreira Luiz; a gerente de Patrimônio, Alessandra Lima; Joel de Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano; Ernesto Velosa, representando a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; e Suzana Cristina de Paiva, representando Confara e Unesp..

Sobre o MAPA

O MAPA foi inaugurado em 2008 por Edinho, em seu segundo mandato de prefeito, e está localizado no prédio cuja construção data da década de 1880 e que, anos mais tarde, chegou a abrigar o conservatório musical do maestro José Tescari (patrono do prédio).

É um museu de caráter educativo e científico, com um acervo voltado a uma coleção de icnofósseis (pegadas de dinossauros e mamíferos e traços de invertebrados) presentes em lajes de arenito eólico; também apresenta espécimes fósseis de várias localidades e períodos geológicos – entre originais e réplicas

No prédio, entre os destaques, está a “Sala Padre Giuseppe Leonardi”, que homenageia o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi – padre italiano pioneiro nos estudos das pegadas fósseis encontradas nas calçadas de Araraquara; esta sala abriga a exposição permanente de paleontologia, denominada “Areias do Passado, Marcas no Presente”.

O museu possui também um acervo com lascas e artefatos na Sala de Arqueologia, além de rastros e fósseis na Sala de Paleontologia. Vale destacar que parte dos arenitos (com pegadas de dinossauros) encontrados na região estão nas calçadas da rua do MAPA, formando o Museu a Céu Aberto

 José Tescari

Músico italiano radicado no Brasil, José Tescari fundou, em 1928, o Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, uma das primeiras escolas do gênero no Estado.

Em 1943, fundou a Orquestra Sinfônica de Araraquara e em 1947 o Quarteto de Cordas. Organista e regente da Igreja Matriz de São Bento, Igreja do Carmo e Igreja Santa Cruz, atuou também como diretor da pequena orquestra que se apresentava durante as exibições no Cine Bijou e Cine Polytheama, sonorizando com sua música as exibições do cinema mudo. O músico também é patrono do MIS (Museu da Imagem e do Som), criado em 2007.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito