Cerimônia marca entrada de Araraquara na rota dos grandes eventos do Brasil - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Cerimônia marca entrada de Araraquara na rota dos grandes eventos do Brasil

Uma cerimônia memorável, na Arena da Fonte, nesta terça-feira (15), marcou a entrada do complexo da Fonte Luminosa numa nova fase de modernidade. Imprensa, autoridades, empresários, representantes dos setores do esporte, do turismo e convidados acompanharam o ato de assinatura do contrato de concessão de uso do Complexo da Arena da Fonte Luminosa envolvendo a Prefeitura de Araraquara, Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A e o Consórcio Nova Fonte Luminosa.

O contrato compreende a prestação dos serviços de modernização, gestão, operação e manutenção do Complexo da Arena Fonte Luminosa, que é composto pela Arena da Fonte – Estádio Doutor Adhemar Pereira de Barros, o Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, e o Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri” e complexo de eventos “Prefeito Waldemar De Santi”.

A empresa Nova Fonte Luminosa, líder do consórcio, é uma empresa controlada pela REVEE – Real Estate Venues & Enterteinment Participações, que contou com a experiência da REAG na assessoria ao consórcio vencedor da licitação, liderado pela Integritate. Juntos, elas foram responsáveis em 2008, pela estruturação da operação envolvendo o Allianz Parque.

Dessa forma, REAG e Integritate reeditam em Araraquara a parceria vitoriosa que transformou o Estádio Palestra Itália em uma das mais modernas arenas multiuso do mundo.

O investimento previsto pela Integritate, com o contrato assinado e início das obras em setembro deste ano, será em torno de R$ 20 milhões nos próximos cinco anos. A concessão é de 35 anos e vai gerir o negócio com outorga inicial de R$ 10 milhões.

O projeto também prevê, no decorrer da obra, a construção de um Strip Center para atrair varejistas e desenvolver todo o novo distrito de entretenimento.

O prefeito Edinho destacou, na cerimônia, a importância da parceria, que vai promover o desenvolvimento de mais uma âncora econômica para Araraquara e região. Ele também agradeceu o apoio da Câmara Municipal. Edinho fez uma retrospectiva de todo o processo de recuperação do complexo da Arena da Fonte Luminosa, ao longo das últimas décadas, recordando a iniciativa do então prefeito Roberto Massafera de levar a Facira para as oficinas abandonadas da antiga Fepasa, na década de 1990, e da continuidade dada pelo então prefeito Waldemar De Santi ao projeto do seu antecessor. Também lembrou do seu primeiro mandato como prefeito quando, após um grande embate político, conseguiu autorização da Câmara, vendeu o Hotel Municipal e o Hotel Morada do Sol que eram de propriedade da Prefeitura e investiu na compra dos antigos pavilhões da Fepasa, que já eram na época da empresa de liquidação CPOS. A partir de tudo isso, começou a ser desenvolvida a ideia de Araraquara se tornar a cidade dos grandes eventos. Lembrou ainda que, no início do seu segundo mandato, articulou para que a Prefeitura vendesse o estádio municipal e adquirisse o estádio da Fonte Luminosa, que estava destruído, e a antiga sede do Clube Araraquarense, hoje Palacete das Rosas. Um projeto de muitos anos, segundo Edinho, que envolveu vários gestores e que resultou no complexo que o município possui hoje: a Arena da Fonte, o Centro Internacional de Convenções e o Gigantão.

“Construímos essa estrutura ao longo dos anos e o que precisávamos era que a iniciativa privada fizesse dela uma nova âncora econômica para o nosso município, fazendo os investimentos necessários que o poder público não tem condições de fazer. Estamos vivendo um dia histórico e não é discurso; no ponto de vista da diversificação da nossa economia, esse é o investimento central. Estamos fomentando uma âncora econômica que sempre acreditamos, mas, evidente, ela só seria desenvolvida pela iniciativa privada. Tenho muita clareza daquilo que não é papel do estado. O desenvolvimento de um complexo de eventos como esse é papel da iniciativa privada. Sempre acreditamos que Araraquara pudesse ser a cidade sede de grandes eventos, ou seja, que nosso turismo de negócios e eventos pudesse ser fomentado. Hoje estamos aqui falando de futuro, de um futuro promissor de uma cidade que pensa grande e que sonha grande. Gratidão ao consórcio Nova Fonte Luminosa, por acreditar em Araraquara”, declarou Edinho, na cerimônia.

O projeto do consórcio Nova Araraquara foi apresentado pelo CEO da REAG Investimentos, Luis Davantel. “Esse projeto é para Araraquara, para a região, para todo o interior do Estado de São Paulo e para o Brasil, porque ele impacta muitas pessoas, muitas empresas e muitos negócios. É um projeto de todos e, com certeza, vai melhorar o que já é muito bom. Não temos dúvida da importância do Interior do Estado para o mundo artístico e para o mundo esportivo”, disse, antes de apresentar o projeto.

Também falou aos presentes o presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A, Manoel de Araújo Sobrinho, que fez uma apresentação sobre o processo de criação da Morada do Sol e sobre os eventos realizados no espaço no Cear. “Acreditamos no turismo de eventos e negócios e sabemos que, neste momento em que o mundo passa por uma transição tecnológica, os postos de trabalho estão desaparecendo. Nós acreditamos no turismo como a mola propulsora econômica de geração de emprego e renda. O que estamos construindo aqui é o futuro”, ressaltou Manoel de Araújo Sobrinho.

Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, também enfatizou o impacto do projeto na geração de empregos e de renda, enquanto estiver sendo implementado e também depois da sua implantação. “Este evento marca o início de uma profunda transformação no setor de esportes e de entretenimento da nossa cidade, porque envolve empresas com grande expertise neste tipo de investimento, implantando um projeto que representa o que há de mais moderno em arena multiuso”.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT), destacou a importância do projeto para o futuro da cidade, para desenvolvimento da economia local e regional. “Esse é um dia especial para a nossa cidade e para todos aqueles que acreditam no poder transformador do esporte, da cultura e dos eventos que entram no radar. Essa aliança inovadora que se forma marca o início de uma jornada emocionante, rumo ao futuro vibrante e repleto de oportunidades”, declarou.

Além de secretários e coordenadores municipais, lideranças e gestores do esporte e do turismo da cidade e região, também participaram da cerimônia o prefeito de Matão, Cido Ferrari (PT), e os vereadores Aluisio Boi (MDB), Emanoel Sponton (Progressistas), Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (PPS), Fabi Virgilio (PT), Filipa Brunelli (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PSDB) e Lucas Grecco (PSL).

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito