Manifestações artísticas e emoção marcam entrega da reforma da Emef do Hortências - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Manifestações artísticas e emoção marcam entrega da reforma da Emef do Hortências

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (25), a cerimônia de entrega das obras de reforma da Emef Professor Henrique Scabello, no Parque das Hortências. A cerimônia foi marcada pela emoção e por várias manifestações artísticas organizadas pela comunidade escolar e pelos moradores do bairro, com a participação de alunos e ex-alunos da unidade escolar.

Com 520 alunos matriculados atualmente, a então Escola Estadual do Parque das Hortências foi inaugurada em 1996 e passou a ser denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Henrique Scabello” em 2000.

Ela está sendo entregue totalmente reformada. A empresa responsável pela obra foi a J.S.O. Construções Eirelli, representada no evento pelo engenheiro Ricardo Martins.

O investimento de R$ 2.439.861,47, em recursos próprios, garantiu a reforma dos prédios com substituição de piso, revisão e substituição da rede elétrica; substituição das passarelas existentes com utilização de telhas termoacústicas; reparos e manutenção da quadra poliesportiva, entre outros serviços.

Na cerimônia desta sexta, fizeram parte da mesa principal a anfitriã do evento, a diretora Sandra de Santi, que recebeu no ato o prefeito Edinho, o vereador e 2º Secretário da Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Emanuel Sponton, representando o Legislativo; a secretária municipal da educação, Clélia Mara dos Santos; a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla; a presidente do conselho de escola, representando toda a sociedade civil beneficiada pela obra, Alessandra Roberta Amaral Brito, e Ana Lúcia Scabello Volpe, uma das filhas do patrono da Emef.

As apresentações artísticas marcaram a cerimônia. O ballet da Associação de Moradores do Parque das Hortências, juntamente com a Associação Geladeira Comunitária, abriu a festa com a coreografia “Nos oceanos profundos, minha fé permanecerá”, da professora Carolina Deleo. Também se apresentaram os alunos do ensino integral, com a coreografia “Magia do Aprender’’. E um dos destaques da festa foi a execução do Hino Nacional, pelo grupo Afrossom, em versão especial, acompanhado da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga, um projeto cultural que nasceu na EMEF Professor Henrique Scabello.

Para o prefeito Edinho, um momento especial, em uma escola que simboliza a representatividade. “Acreditamos que a única forma de construirmos uma sociedade mais justa é pela igualdade de oportunidades e isso é feito por meio da educação. Principalmente pela educação integral, que é o instrumento de transformação para que alunas e alunos tenham condições de disputar uma vaga em uma universidade pública, de qualidade, e de trabalhar no que quiserem”, defendeu o prefeito, que também destacou a importância da organização do bairro para as conquistas no orçamento Participativo (OP). “Essa obra foi debatida no OP; temos o compromisso com a prioridade 1, mas trabalhamos também para atender as outras demandas que são levantadas nas plenárias; que foi o caso aqui dessa escola. O OP, instituído em 2001, no meu primeiro mandato, deu voz a uma cidade que precisava ter voz para que a justiça se restabelecesse. Muitas obras estão sendo entregues ou estão em andamento. E o bairro aqui foi vítima de muitos preconceitos, por décadas, porque o Hortências carregava o estigma de bairro violento e isso não é verdade. O Hortências é um bairro de gente trabalhadora, correta, séria e organizada, que vai às reuniões do OP e sabe defender suas prioridades”, declarou.

Edinho também enfatizou a dedicação à educação do professor Henrique Scabello, no decorrer da sua vida. “Tenho por mim que as pessoas não morrem, elas partem e são eternizadas por seu legado. E o professor Scabello está eternizado nessa escola, que vai ao encontro do seu legado, porque ela é inclusiva e também tem o sonho de oferecer igualdade de oportunidades a essas meninas e meninos”, concluiu o prefeito.

Ana Lúcia Scabello Volpe, filha do homenageado, que estava acompanhada da família, incluindo netos e bisnetos do professor Scabello, agradeceu a homenagem. “Meu pai levava uma vida simples, com minha mãe o apoiando em tudo. Nada de luxo, só se preocupava com os 5 filhos. Meu pai sempre foi muito família e a preocupação era que todos se formassem. Como ele, nos tornamos trabalhadores, sempre orgulhosos com o nome que ele nos deixou. Amava ir nos jogos da Ferroviária com seu radinho vermelho. Também adorava participar com os amigos da Festa do Peão de Barretos. Era um professor que amava o que fazia e valorizava a profissão; no dia 15 de outubro, reunia todos os professores para comemorar. Ele viveu para os Vicentinos, viveu para a família. Era uma pessoa muito amada, especial e que formou nossa linda família”, declarou ela.

Clélia Mara dos Santos, secretária de Educação, cumprimentou a equipe da unidade e demais envolvidos na conquista da comunidade escolar, que recebeu, segundo ela, uma Emef renovada.

“Esse é um espaço absolutamente privilegiado. É um espaço de brincar, de experimentar, de narrar, de questionar, de construir sentido para o conhecimento e sentido para a razão. É também um espaço que promove equidade e oportunidade educacional. Para muitos, o único espaço onde isso é possível de ocorrer. É um espaço onde diferentes classes sociais e diferentes identidades, diferentes constituições étnicos-raciais aqui se encontram e aqui vivem e vivenciam processos únicos de respeito às suas identidades, bem como, no cotidiano, o combate a todo tipo de discriminação e preconceito, em especial, o combate ao preconceito racial. É o espaço do riso, da brincadeira, da fantasia, do sonho, do canto, da música, da curiosidade. É o espaço do abraço e do aprendizado. Não à toa, esses meninos e meninas que estão aqui são campeões da Secretaria Municipal de Educação nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia. São 66 medalhas só neste ano. Aqui se aprende, porque nossos professores e educação levam a sério o processo de educar”, declarou a secretária municipal de Educação.

A diretora Sandra de Santi também se pronunciou, enaltecendo os espaços que foram criados com a reforma. “Nós acreditamos na educação que transforma e que reflete o legado deixado pelo professor Scabello, que era inovador e visionário e que também acreditava na educação transformadora, que prepara o aluno para o futuro”, afirmou, mencionando em sua fala o vereador Emanuel Sponton (Progressistas), o maestro Luizinho Silva, da Banda Chiquinha Gonzaga, e o educador e regente do grupo Afrosson, Guilherme Bridarolli; os três presentes na cerimônia e ex-alunos da EMEF.

O vereador Sponton também destacou em sua fala seu tempo de aluno na Emef Professor Henrique Scabello e também a vivência no bairro do Hortências. “Nasci, cresci e vivo até hoje aqui no Hortências. Estando aqui, me sinto de novo na sala de aula. Toquei na banda marcial Chiquinha Gonzaga e foi aqui que eu comecei a aprender a importância da educação”, recordou o vereador.

Estavam presentes também o vereador Paulo Landim (PT), o presidente da Câmara; os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota) e Fabi Virgílio (PT).

Ao final, autoridades foram homenageadas pelos alunos recebendo o bambu da sorte, originário da África, mas se popularizou na cultura chinesa. Segundo as tradições e lendas, a planta atrai sorte, fortunas, prosperidade e afasta energias negativas.

E encerrando a cerimônia, o prefeito Edinho, familiares do patrono da unidade escolar e demais autoridades descerraram a placa inaugural. O prefeito ainda entregou uma réplica da placa de homenagem aos familiares.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito