“Assumo acreditando na força do coletivo”, diz Edinho na posse como presidente do Conectar, em Brasília - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

“Assumo acreditando na força do coletivo”, diz Edinho na posse como presidente do Conectar, em Brasília

O prefeito Edinho tomou posse, na manhã desta terça-feira (29), na sede da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP), em Brasília, como presidente do Consórcio Conectar, o maior consórcio público de saúde do país, com mais de dois mil municípios consorciados, representando 150 milhões de brasileiros e cerca de 65% do território nacional. Na mesma solenidade, também foi realizada a primeira assembleia da nova diretoria.

A assembleia que o elegeu presidente do consórcio foi realizada no último dia 11 de agosto, durante a terceira edição do “Reflexões sobre o futuro das cidades”, evento promovido pela FNP, em parceria com a Prefeitura de Campinas.

Durante sua posse, nesta terça-feira, o prefeito Edinho enfatizou, em seu primeiro pronunciamento como presidente do consórcio, a importância da construção coletiva de ações para o fortalecimento do SUS e melhorias na gestão das cidades, sobretudo em saúde e tecnologia.

“Assumo com a missão de militância, acreditando na força do coletivo, acreditando que presidir esse consórcio é um cargo meramente formal, porque a construção será coletiva de todas e todos que acreditam no SUS. Acredito muito no papel dos consórcios, sou incentivador e penso que se há algo novo a ser desenhado no pacto federativo deste país é o reconhecimento do papel dos consórcios. É nós termos um consórcio que consiga reduzir o custeio do SUS, por racionalidade na compra de insumos, medicamentos, tecnologia e cirurgias eletivas. Estamos dando um passo fundamental na construção de um SUS que cumpra seu papel histórico, constitucional, da igualdade, da democratização do acesso”, enfatizou. “Assumo acreditando na vocação do governo do Presidente Lula, representado aqui pelo Ministro Alexandre Padilha [das Relações Institucionais], em fortalecer o SUS, o pacto federativo e os consórcios”, acrescentou o prefeito, agradecendo a presença do Ministro Padilha na cerimônia.

Edinho também agradeceu a presença do médico sanitarista Gonçalo Vecina Neto. “Quero agradecer, principalmente, o apoio do Dr. Gonçalo durante um momento de total escuridão que nós enfrentamos na pandemia de Covid, quando buscamos a ciência. E o apoio do Dr. Gonçalo foi como um farol no meio daquela tempestade”, declarou, também mencionando e agradecendo a presença da Secretária Nacional de Informação e Saúde, Ana Estela Haddad, representando a Ministra da Saúde Nísia Trindade, e da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

O Consórcio Conectar foi instituído em março de 2021, a partir da liderança da FNP, entidade municipalista nacional na qual Edinho ocupa o cargo de secretário geral. Nasceu durante a pandemia, com o objetivo de acelerar a compra dos imunizantes contra a Covid-19 na época e também para aquisição de insumos médico-hospitalares. O Conectar se consolidou, estabelecendo um canal direto com o Ministério da Saúde, com foco na organização do SUS, com possibilidade de levar novas tecnologias aos municípios e reduzir os custos na aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços de saúde.

WhatsApp Edinho Prefeito