Prefeitura e Daae inauguram Praça Sustentável no Victório de Santi - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura e Daae inauguram Praça Sustentável no Victório de Santi

Nesta quarta-feira (13), o prefeito Edinho inaugurou a Praça Sustentável ao lado do Ponto de Entrega de Volumosos (PEV) do Jardim Victório De Santi. O espaço foi construído pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) com o reaproveitamento de materiais descartados na Estação de Tratamento de Resíduos da Construção Civil (ETRCC).
O prefeito elogiou o trabalho desenvolvido pelo Daae no local. “Essa é a quarta Praça Sustentável que já fizemos na cidade. Tudo que está aqui foi construído com material reutilizável, ou seja, nós pegamos materiais descartados, muitas vezes recolhemos diárias de mananciais, materiais que nós temos lá na central de construção civil que o Daae tem, além de outros materiais reaproveitados. É um modelo que nós estamos desenvolvendo que também vai deixar o Victório De Santi mais bonito e também mais iluminado. Tem também uma área de cultivo de plantas medicinais. Convidamos os moradores para conhecer”, comentou Edinho.

A primeira Praça Sustentável de Araraquara foi inaugurada em 2020 no Jardim Universal, a segunda foi implantada em 2021 no Jardim Dumont e a terceira no Santa Angelina em 2022.

O projeto no Victório De Santi teve início em maio de 2023, quando técnicos do Daae visitaram todas as residências vizinhas ao PEV, o popular bolsão de entulhos, solicitando que fossem retirados materiais que estavam depositados na área ao lado, pois o local passaria por uma requalificação. Posteriormente, foi realizada uma reunião com os moradores para compartilhar a ideia de reaproveitamento do espaço. À princípio, houve uma resistência, pois a população ficou receosa se o espaço não serviria de abrigo para usuários de entorpecentes ou se seria vandalizado. Entretanto, inspirado na experiência das três praças sustentáveis já criadas na cidade, os técnicos do Daae apostaram na ideia e receberam o apoio dos moradores, que ajudaram na confecção de um dos brinquedos e na criação do canteiro de plantas medicinais.

Toda a arquitetura da área foi pensada sob o conceito de sustentabilidade: a iluminação com leds (mais duráveis do que lâmpadas comuns), projeto paisagístico reaproveitando o que já estava no local e enfatizando o uso composto por diferentes espécies com funções fitoterápicas e frutíferas.

O mobiliário da praça também foi feito com a reutilização de materiais: os bancos, lixeiras e floreiras foram feitos de sobras de tubos utilizados pelo Daae em redes e ramais de água e esgotos; os bancos de madeira e brinquedos feitos a partir de madeira descartada na ETRCC; a mesa é uma bobina doada pela CPFL; as guias dos canteiros foram feitas com corpos de prova doados; a pavimentação feita com agregado reciclado, oriundo do processo de britagem e peneiramento de resíduos da construção civil; as tintas utilizadas também são sobras de obras; e a poda e iluminação de LED foram executadas pela Prefeitura.

Também participaram da solenidade o superintendente do Daae, Delorges Mano; o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais do Daae, Simone Cristina de Oliveira; a diretora de Gestão, Finanças e Tecnologia do Daae, Ada Salmazo; e o diretor comercial e de Relações Institucionais do Daae, Alexandre Pierri.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito