Prefeito Edinho dá posse a novos integrantes do Conselho Municipal do Idoso - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito Edinho dá posse a novos integrantes do Conselho Municipal do Idoso

Na tarde desta sexta-feira (15), a Sala de Reuniões da Prefeitura sediou a solenidade que marcou a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, que é vinculado diretamente à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e tem como finalidade ampliar a participação da sociedade civil organizada na elaboração do planejamento da política municipal para o idoso.

O prefeito Edinho destacou a atuação do conselho, que se mostra cada vez mais relevante. “Eu não tenho nenhuma dúvida de que um dia vamos olhar para trás e vamos ter muito orgulho de tudo aquilo que Araraquara está fazendo. Nós seremos certamente uma das primeiras cidades do Brasil a ter uma rede de Centro Dia para cuidar da população idosa. Nós estaremos fazendo história, porque temos aqui o Orçamento Participativo, temos a população que diz o que é importante, temos conselhos que funcionam e é assim que vamos aprimorando as nossas políticas públicas. Espero que vocês tenham um mandato exemplar. Estou muito feliz porque estamos avançando, mas sei que esse conselho vai fazer com que possamos avançar e aprimorar cada vez mais em nossas políticas públicas. Quem ganha é a população que mais precisa”, apontou.


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), enalteceu a união de forças em prol desse segmento da população. “Eu gostaria de parabenizar esse governo, que cuida de todas as camadas da sociedade e é com muito carinho que ele cuida dos idosos. Isso é muito importante, porque hoje estamos vivendo mais e é preciso cuidar muito. A política pública para os idosos tem uma importância muito grande e vocês são os representantes da população idosa da nossa cidade”, salientou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, citou o protagonismo do conselho no diálogo com o governo. “Não temos no Estado outras cidades que tenham ou que estejam planejando a construção de equipamentos como os que temos aqui. Isso acontece graças à participação de vocês na construção de um governo democrático e participativo que tem avançado e se tornando uma grande referência nessa política pública”, mencionou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, afirmou que muito trabalho está em andamento para oferecer uma qualidade de vida cada vez melhor para os idosos. “Araraquara tem como objetivo pensar uma cidade para que a pessoa idosa tenha condições de viver. Nesse sentido, muitos e muitas de vocês têm dialogado comigo sobre aquilo que temos planejado em torno desse objetivo, além de participar de forma efetiva, quando foram para o Orçamento Participativo e nos ajudaram a pensar na vida da pessoa idosa na cidade”, ressaltou.

O Conselho Municipal do Idoso foi criado em 1998 e passou por diversas alterações desde então. É um órgão de caráter permanente, paritário, colegiado, consultivo, deliberativo e opinativo. Compete ao Conselho Municipal do Idoso congregar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados que visem o atendimento e a promoção das pessoas idosas, buscando o cumprimento dos princípios e diretrizes estabelecidos na legislação em vigor. É composto por 28 integrantes, sendo 14 representantes do poder público e 14 da sociedade civil. O mandato do Conselho Municipal do Idoso é de dois anos, sendo permitida uma única recondução.

Também participaram da solenidade os vereadores Alcindo Sabino (PT), Edson Hel (Cidadania) e Carlão do Joia (Patriota); a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain; e o coordenador executivo de Participação Popular, Renato Ribeiro. 

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito