Prefeito Edinho recepciona equipe campeã brasileira de basquete - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito Edinho recepciona equipe campeã brasileira de basquete

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (15) na Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara, o prefeito Edinho recepcionou atletas, comissão técnica e diretoria do Sesi Araraquara, time que no dia 31 de agosto sagrou-se campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne a elite da modalidade no Brasil.

Edinho lembrou do início da equipe, quando buscou apoio junto ao Sesi em São Paulo, e destacou a trajetória do time até chegar ao título nacional. “Vocês estão fazendo história, vão deixar legado e esse legado sempre vai inspirar outras meninas que virão depois de vocês. A minha fala aqui é de gratidão por vocês darem visibilidade à cidade em que sou prefeito, por vocês levantarem a autoestima de um povo. Confesso a vocês que já vivi muita coisa no Gigantão, por ser criado em Araraquara, mas poucas vezes eu vi tanta energia e tanta gente vibrando na mesma sintonia como naquele dia da final”, comentou Edinho, que recebeu da jogadora Débora Costa uma camiseta da equipe assinada por todas as atletas.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), que representou a Câmara Municipal, também falou sobre a relevância do título. “Araraquara virou capital do esporte, com vocês conquistando o Campeonato Brasileiro, o futebol feminino disputando o Brasileiro, entre outras modalidades que se destacam. Isso é muito importante. Gratidão”, ressaltou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) destacou a necessidade de se apoiar cada vez mais esse projeto. “Não tem como ser campeão se não tiver apoio e estrutura, se não tiver reconhecimento de salário e subsídio. Sabemos que para a mulher é mais difícil. Agora o esporte feminino em geral está sendo reconhecido, mas ainda precisamos conquistar muita coisa. Quero agradecer vocês por mostrarem que é possível, apesar de todas as dificuldades. Sei que temos uma estrutura bacana, isso é importante, mas podemos mais e temos sempre que investir mais”, opinou.

A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, também vibrou com o sucesso do projeto. “Esse título sempre vai ser muito emocionante para mim porque foi conquistado aqui em Araraquara, que é a cidade onde eu nasci, a cidade onde eu cresci, a cidade onde vive a minha família. É um projeto que está se constituindo, que já é muito respeitado e vocês hoje são as melhores atletas de basquete feminino do Brasil. Temos que falar isso sempre. Vocês conquistaram isso e merecem esse respeito de todos”, observou.

O diretor do Centro de Atividades do Sesi Araraquara, Alexandre Minghin, também falou sobre a façanha. “Eu fiquei arrepiado de ver o Gigantão lotado na final, com mais de 4.800 pessoas, e naquele momento eu lembrava de quando começamos a jogar lá com 50 pessoas. A torcida ainda não estava constituída porque o time ainda estava se constituindo. Esses resultados nos últimos anos é fruto de uma árvore que foi regada, está sendo regada, e que ainda está crescendo. Não somos só um time de basquete, somos um projeto”, mencionou.

O técnico do Sesi Araraquara, João Camargo, enalteceu a determinação de suas comandadas e valorizou a parceria entre a Prefeitura e o Sesi. “É uma parceria maravilhosa que nos dá condições de realizarmos o nosso melhor trabalho, o melhor que podemos fazer. Essa é uma hora de agradecer e temos feito isso, agradecendo a toda a cidade, que nos acolheu muito bem”, observou.

A jogadora Aline Moura, um dos destaques da conquista, falou em nome das atletas. “É um título histórico para nós. Somos muito gratas por todo o incentivo, tanto do Sesi quanto da Prefeitura, e sabemos a diferença que isso faz em nosso dia a dia. Esse título é resultado de um trabalho duro, mas que no final vale a pena. Ficamos muito felizes com o acolhimento que tivemos da cidade. Vimos o Gigantão cheio e, nos quatro anos que estou aqui, eu nunca tinha visto nada parecido. Vamos guardar com muito carinho aquele dia. Andamos na rua hoje e as pessoas já nos reconhecem e sabem que esse título é de Araraquara”, salientou.

Esse foi o primeiro título nacional conquistado por uma equipe de basquete de Araraquara. A taça foi levantada com a vitória sobre o Sampaio Basquete-MA por 74 a 62 pelo quinto jogo da série melhor de cinco da final, no Gigantão. O Sesi Araraquara chegou ao título com uma campanha brilhante. O time teve uma atuação praticamente impecável na primeira fase da LBF, onde somou 13 vitórias e apenas uma derrota nos 14 jogos em que atuou. Nas quartas de final, eliminou o Ituano em 2 a 1 na série melhor de três e na semi eliminou o Santo André, também por 2 a 1. Na final, que é disputada em série melhor de cinco jogos, a equipe levou a melhor por 3 a 2.  Vale salientar que além de se tornar campeão brasileiro, o Sesi Araraquara também é o atual bicampeão paulista.

Também participaram da solenidade a secretária de Saúde, Eliana Honain; e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito