Secretário nacional abre Conferência Municipal de Juventude em Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Secretário nacional abre Conferência Municipal de Juventude em Araraquara

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade sediou, nesta quinta-feira (28), a abertura da VI Conferência Municipal de Juventude, que neste ano leva o tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. O destaque do encontro foi a participação do Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal, Ronald Sorriso. A solenidade teve transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Araraquara no Facebook, onde o vídeo encontra-se disponível para visualização.

O secretário destacou a missão que recebeu para retomar a Conferência Nacional da Juventude e usá-la como base para traçar as estratégias para o futuro. “Trabalhamos com um quadripé, que começa com o desenvolvimento, porque sem desenvolvimento não há distribuição de riqueza. Sem distribuição de riqueza, as condições de vida da nossa juventude não vão melhorar e não teremos sucesso nos nossos objetivos. Esse desenvolvimento precisa observar os direitos do nosso povo, porque não existe desenvolvimento sem que os nossos direitos sejam efetivados. A efetivação desses direitos só se dará com a participação social e popular, só se dará com o povo presente, só se dará com o povo se organizando e apontando quais são os seus objetivos. Mas tudo isso não vai fazer sentido se nós não tivermos planeta. Não existe sociedade, não existe povo, não existe nada se não nos arborizarmos com a natureza. Nós somos parte da natureza”, comentou.

O prefeito Edinho falou sobre a necessidade de conhecer profundamente as necessidades da juventude para poder atingi-la com políticas públicas efetivas. “Nós só transformamos aquilo que estamos dentro. Não existe transformação do lado de fora. Nós temos que estar onde a juventude está. A juventude está nas igrejas evangélicas, está no movimento funk da periferia, está no movimento hip hop, está nas esquinas, nas biqueiras, está próximo do tráfico de drogas. Quando estávamos no processo de criação do programa Filhos do Sol, eu fui conversar com o juiz e falei que não sabia se o Filhos do Sol iria ganhar todo jovem e adolescente que está na biqueira, porque certamente eles ganham mais na biqueira do que na bolsa que nós oferecemos, mas disse que eu queria tentar, queria lutar e não queria me dar por vencido. Não queria achar que nós já perdemos o jovem que está na biqueira. Penso que nós temos e podemos disputar a juventude, mas não se ficarmos no patamar de elitização que muitas vezes nos colocamos. Temos que descer, estarmos juntos, estarmos perto e disputar corações e mentes de uma juventude que efetivamente é o grande desafio das políticas públicas do século 21”, salientou.

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que representou a Câmara Municipal de Araraquara na mesa, destacou a importância da atividade. “Essa conferência tem um papel político estratégico para a construção do Brasil que nós queremos, não só para fortalecer o que já existe, mas também para modular um futuro que sorria para cada criança, para cada menino e para cada menina, não só de Araraquara, mas de todo o Brasil, mostrando que outro futuro é possível, sem fome, erradicando o analfabetismo, abrindo portas, estraçalhando os muros para dar mais oportunidade para a nossa juventude. Juntos e fortalecidos, vamos mudar a realidade da juventude do nosso Brasil”, frisou.  

A deputada estadual Thainara Faria (PT) aproveitou a ocasião para anunciar uma emenda de R$ 300 mil para a ajudar na demanda eleita na plenária da Juventude do Orçamento Participativo, que foi a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros. Para ela, a participação popular é fundamental nos debates em torno das necessidades da população jovem. “O caminho para a assertividade nas políticas públicas é a escuta ativa e constante da população. Ela sempre está em diálogo conosco, seja através de protestos, seja através de mensagens, seja através de posicionamentos, presenças, ausências, mas ela sempre está demarcando posição. E quando nos propomos, a nível municipal, fazer as pré-conferências e depois a conferência para que tenhamos representantes a nível estadual e federal, nós estamos de fato levando a voz da população para que seja efetivada através de políticas públicas consistentes”, apontou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, também valorizou o tema do encontro. “Por meio da nossa secretaria, temos esse compromisso, a pedido do prefeito Edinho, de construir, elaborar e focar nas políticas públicas, principalmente naquelas que o governo federal está retomando, reconstruindo, inclusive estabelecendo um cronograma e seus prazos. Estamos construindo com a sociedade civil e com o conselho este processo de participação por meio da Conferência Municipal”, ressaltou.

O assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio, falou sobre o desenvolvimento da conferência. “Para chegarmos hoje a essa Conferência Municipal, passamos por algumas etapas de construção de pré-conferências para ouvir todos os grupos de juventude que nós temos. A juventude é muito plural e não pertencemos a um grupo, mas a diversos grupos com culturas diferentes, estilos de vidas diferentes, com criações diferentes. Falamos com a juventude com deficiência, com a juventude negra, com as mulheres jovens, com os jovens assistidos pelos programas sociais da Prefeitura. Nossa ideia é que esse plano municipal de juventude seja muito plural e abranja todos os nossos grupos”, salientou.

Arthur Gimenes, presidente do Conselho Municipal de Juventude, também destacou a importância das pré-conferências. “Enquanto sociedade civil, é muito bom ter um espaço como este, que contou com muitas etapas até se chegar até aqui. Tivemos várias pré-conferências com mulheres, com a juventude negra, com juventude com deficiência, vários nichos . Eu fico muito feliz com a volta dessas conferências, porque é a população participando da formulação das políticas públicas. É uma das mais belas maneiras de participação popular, de participação social”, opinou.

Também marcaram presença na solenidade os vereadores Aluísio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT) e Filipa Brunelli (PT); o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; a secretária de Administração, Juliana Lujan; Márcia Maria da Costa, representando a Secretaria da Educação; o chefe de Gabinete, Renato Tonia Ribeiro; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; e a presidente do COP, Sandra Catanzaro.

Sequência neste sábado

Neste sábado (30), a conferência terá continuidade com os Grupos de Trabalho na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial (Avenida Bandeirantes, 503, Centro). Das 9h às 9h45 será feito o credenciamento, com a abertura precisa para acontecer das 10 às 10h30. Das 10h30 às 10h40 será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno e na sequência, das 10h40 às 11h, será realizada a organização dos Grupos de Trabalho sobre os 12 eixos a serem abordados. Os debates em torno desses eixos acontecem das 11h às 13h. Após uma pausa para almoço das 13h às 14h, será feita a eleição dos delegados e aprovação das propostas das 14h às 14h30, com a leitura do documento final previsto para acontecer das 14h30 às 15h.
A programação da Conferência Municipal de Juventude é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Assessoria Especial de Políticas para Juventude, Coordenadoria de Direitos Humanos e Conselho Municipal de Juventude.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito