“Caminhos de Loyola” imortaliza legado do escritor pelas ruas de Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

“Caminhos de Loyola” imortaliza legado do escritor pelas ruas de Araraquara

Imortalizar o legado do escritor Ignácio de Loyola Brandão pelas ruas de Araraquara. Esse é o objetivo do projeto Caminhos de Loyola, uma iniciativa da Academia Araraquarense de Letras, realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, que foi lançado oficialmente neste último domingo (24), com a presença do escritor homenageado, familiares, amigos e autoridades.

O evento teve início em frente à casa onde Ignácio nasceu, na Avenida Djalma Dutra, 695, um dos pontos do roteiro cultural, com uma breve cerimônia de descerramento de placa, e seguiu com um corteja que passou pelos outros 11 locais da cidade marcantes na história do araraquarense e imortal da Academia Brasileira de Letras.

O cortejo passou pela casa do avô e a escolinha, a Igreja do Carmo, o Jardim Público da Rua 5, o Hotel Municipal, a Basílica São Bento, a Estação Ferroviária, o Relógio da Lupo, o Jornal O Imparcial, a Casa da Cultura, onde houve uma apresentação da Banda “Chiquinha Gonzaga” da EMEF “Henrique Scabello”; o Colégio Progresso, com homenagens prestadas ao escritor pelos alunos da escadaria, e por último, a Biblioteca Municipal.

Em todos esses pontos percorridos pelo cortejo, um convidado da Academia Araraquarense de Letras descerrou a placa com um breve texto escrito pelo próprio Loyola, falando sobre a importância daquele lugar na sua história, contando casos e mencionando em quais de suas obras aqueles lugares são citados ou que os tiveram como inspiração. Essas informações também estão disponíveis em áudios com a voz do escritor, que podem ser acessados no streming Spotify.

Além do descerramento da placa em frente à Biblioteca Municipal, o local também foi palco da cerimônia de lançamento oficial do projeto, na qual as várias homenagens emocionaram Ignácio e todos os presentes. Logo que chegou, o escritor foi recepcionado pelos alunos da Escola Municipal de Dança, com a Chegança “Caminho das águas”, um canto coral percussivo que liga gerações em homenagem à jornada luminosa de Ignácio.

Ainda na entrada da Biblioteca, alunos da EMEF “Waldemar Saffioti” entregaram, primeiramente ao escritor, e depois aos presentes, exemplares do Jornal Escolar “Fala Sério, Saffioti”, edição especial em homenagem a Loyola. E a Escola Estadual “Vereador Carlos Roberto Marques” também participou da homenagem na Biblioteca com a entrega de um quadro pintado pelos alunos Davi, Leonardo e Maísa, representando alguns momentos do escritor registrados pela imprensa. Além disso, o aluno Samuel Alves Ferreira declamou uma crônica comemorativa ao bicentenário de Araraquara.

Da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Araraquara), o escritor recebeu, do presidente Felipe Oliveira e do diretor-tesoureiro Paulo Malara, a portaria que outorga a Láurea de Homenagem a Ignácio de Loyola Brandão.

Muitas homenagens, muita arte e discursos emocionados celebraram o lançamento do projeto Caminhos de Loyola.

O prefeito Edinho salientou o legado do escritor para as próximas gerações e a importância do projeto.

“É inegável que esse é um momento histórico para Araraquara. Estamos fazendo história. Esse projeto, que faz homenagem ao Ignácio, materializa a história. Toda homenagem a ele será pouco. Araraquara tem figuras emblemáticas que nos enche de orgulho, mas Ignácio tem um diferencial, porque ele foi para São Paulo, viajou o mundo, mas jamais Araraquara saiu dele.  Isso o faz diferente, porque ele é um literário que tem raízes e valoriza suas raízes. Estamos aqui fazendo história e quando a gente registra a história, a gente registra um legado. E registra fatos inspiradores. Ignácio é uma referência, uma inspiração para novas gerações”, declarou o prefeito Edinho.

“Ignácio está na nossa cidade, está nos nossos corações. Tenho que te agradecer por ter permitido que nós usássemos a sua história para que gerações futuras conheçam esse momento da vida nacional e da vida de Araraquara, para que gerações futuras possam continuar aprendendo com você”, disse ao escritor, durante a cerimônia, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Fernando Passos.

“É um prazer poder compartilhar esse momento com todos. Agradeço aos envolvidos, à família, especialmente ao André Brandão, pela participação e intermediação. À Academia Araraquarense de Letras que concebeu o projeto e ao prefeito Edinho, que desde o primeiro momento teve sensibilidade de entender a relevância desse projeto para o município, não só como gesto de prevalência da memória, mas também pensando no ponto de vista do turismo. E agradeço também a todas as secretarias, em especial a equipe da secretaria de Cultura e Fundart”, afirmou Teresa Telarolli, secretária municipal de Cultura.

“Celebramos um evento de grande importância para nossa cidade e para a literatura. Com orgulho, digo, Ignácio de Loyola Brandão é o tesouro nacional, que nas suas obras captou a essência da sociedade brasileira, seus sonhos e esperança. Por isso, é uma honra e privilégio celebrar sua vida através desse circuito”, disse o presidente da Câmara, Paulo Landim.

Um dos destaques do evento foi a leitura de uma crônica para o escritor, escrita pela aluna Alexia Jardim Silva, do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Waldemar Saffioti, na qual ela relata como conheceu a obra de Ignácio de Loyola Brandão e como se apaixonou por seus livros. Alexia estava muito emocionada por conhecer pessoalmente o escritor, que, segundo ela, é sua grande inspiração.

“Eu tenho idade e traquejo suficientes para reconhecer quando uma obra é boa. Já fiz umas 5 mil crônicas em 40 anos e sei quando tem uma cronista pela frente e Alexia é uma cronista”, disse o escritor Ignácio de Loyola Brandão, abrindo sua fala na cerimônia.

Loyola narrou fatos de sua trajetória profissional, da sua vida na cidade e da influência de Araraquara na sua obra. Agradeceu as homenagens, a iniciativa e a implantação do projeto Caminhos de Loyola.

“Foi tão bonito fazer essa travessia, me lembrei de coisas que já tinha esquecido. E não estou preocupado com minha idade, estou preocupado em terminar um livro que acabei de começar. Vai se chamar “Nasci e agora?” e é sobre minha netinha Antônia, que está aqui, de quatro meses. Sou escritor, vou ser escritor até o fim da minha vida e essa relação com Araraquara vai permanecer”, finalizou.

Com o lançamento do projeto Caminhos de Loyola, Araraquara deixa eternizada em suas ruas toda a trajetória construída pelo escritor; uma trajetória que extrapola os muros da cidade e do País.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito