Merendeiras da rede municipal são premiadas pela Prefeitura - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Merendeiras da rede municipal são premiadas pela Prefeitura

Em um jantar realizado na noite de sexta-feira (22) no salão de festas da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo (ACSPMESP), a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou a premiação do “Projeto Educadores do Sabor – Cozinha que dá Gosto”, que tem o intuito de reconhecer e premiar as atividades das merendeiras da rede pública municipal que fazem seu trabalho com eficiência e qualidade, conscientizando sobre a importância do seu papel enquanto parte do processo de educação dentro do âmbito escolar.

O prefeito Edinho enalteceu a qualidade da alimentação oferecida nas unidades escolares municipais. “No ano que vem eu encerro 16 anos de mandato e eu me orgulho muito, enquanto prefeito, da qualidade da merenda escolar que a Prefeitura de Araraquara construiu e dessa tradição que nós zelamos tanto que é a nossa qualidade educacional”, comentou. Segundo ele, a merenda escolar é um patrimônio da rede municipal. “Vocês sabem que eu visito muitas unidades e eu sempre tento passar pela cozinha para saudar as nossas merendeiras e às vezes ‘serrar’ um cafézinho. E quando vemos o cardápio exposto e a forma como aquele cardápio é desenvolvido, é algo que nos enche de orgulho porque eu tenho a certeza absoluta de que a qualidade da merenda escolar da Prefeitura de Araraquara é rara e é diferente”, completou Edinho.
A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou o respeito com o qual as merendeiras tratam os alunos ao oferecer um trabalho de excelência que também resulta em uma qualidade da educação alimentar. “O principal objetivo dessa ação é valorizar esse trabalho fantástico que vocês fazem e, ao mesmo tempo, propiciar a todos os demais merendeiros e merendeiras que estão na rede municipal de educação, a necessária conscientização do quão é importante que cada um e cada uma façam efetivamente aquilo que é definição primeira do programa, seja no recebimento do alimento, na guarda, na manipulação, no preparo ou na forma de servir. E cada um de vocês fizeram bonitíssimo, fizeram um papel para além daquilo que se espera”, apontou.
A iniciativa foi implementada pela equipe técnica da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação, envolvendo todo o quadro de merendeiros da rede municipal de ensino, durante o período de agosto a novembro de 2022. O projeto visa valorizar os profissionais que promovem a alimentação adequada, saudável, contínua, universal e sustentável, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e também garantem alimentação segura do ponto de vista higiênico-sanitário, praticando nas cozinhas das unidades os procedimentos relacionados às boas práticas de manipulação durante a elaboração das refeições.

Dentro do “Projeto Educadores do Sabor”, foram monitorados e avaliados, pela equipe técnica da alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação, toda a cadeia da produção da alimentação, que se inicia nos processos prévios à chegada do alimento nas cozinhas escolares e a execução dos cardápios elaborados pelas nutricionistas, contemplando a vasta exigência legal.

Também participaram da solenidade a secretária de Saúde, Eliana Honain, e a gerente de Abastecimento e Alimentação Escolar, Fernanda Gonçalves Nascimento.

Os premiados

O primeiro lugar foi para a equipe do CER Profª Honorina Comelli Lia, no Jardim Imperador. Receberam a premiação a diretora Fabíola Pereira Gonzales e as merendeiras Aparecida de Lourdes Preissler Mendes, Andreza Cristina de Oliveira, Maria Aparecida Reis da Silva, Maria Cleonice de Oliveira Santos e Lizamara Terezinha Enside Rodrigues dos Santos.

Cada integrante da equipe campeã recebeu uma TV de 40 polegadas, enquanto as outras equipes premiadas receberam placas comemorativas e um kit da L’Occitane.

O segundo lugar ficou com o CER Angelo Lorenzetti, do Altos de Pinheiros, das merendeiras Márcia Cristina del Prioli Rossin, Joseneuza de Oliveira Brasil Carraschi e Edivânia Carneiro de Oliveira. Fabrício Garcia Fernandes representou a diretora Caroline de Lira Mauri, que não pôde comparecer.

Na terceira colocação ficou o CER Maria Barcarolla Filié, na Vila Melhado, das merendeiras Ana Paula Bárbara de Pontes dos Santos, Eliara Maria Saska Romero, Cristiane Helena Rodrigues e Simone Santos Bohnsack. A professora Érica Cristina Passos Mauri representou a diretora Ana Paula Guarati da Silva.

Em quarto lugar ficou a equipe do CER Maria Pradelli Malara, do Selmi Dei, com a diretora Iclair Besse Freire e as merendeiras Flaviane Zanetti Ribeiro, Nialva Cristina Fallararo, Rosimeire Aparecida dos Santos Pizzaia, Sônia Christina de Souza Donofre e Silvia Helena Gonçalves da Silva.

O CER Prefeito Rubens Cruz 2, do Selmi Dei, ficou com a quinta colocação. A diretora Rosana Aparecida Martins Maurício foi representada pela professora Alessandra Inhaquites dos Santos. A equipe de merendeiras conta com Amanda Cauane Batista de Souza, Silvia Soares dos Reis e Simone Rodrigues de Oliveira.

Em sexto, ficou o CER Leatrice Rodrigues Affonso, do Parque Gramado II, representado pela diretora Simone Ribeiro Tempesta Crociari e pelas merendeiras Ana Paula Martins Ribeiro, Joana Brandoleza dos Santos Nunes, Luciana Paula de Oliveira e Magda Regina da Silva Fiscarelli.

O sétimo lugar ficou com a equipe da Emef José Roberto de Pádua Camargo, no Jardim Dom Pedro I, que tem como diretora Fabiana Leite de Andrade e conta com o trabalho das merendeiras Andréia Cristina Franco, Jane Andrea Pereira de Camargo Santos e Silvia Cristina Tsuhako.

A Emef Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, no Jardim Nova Araraquara, ficou com a oitava colocação. A equipe da diretora Ana Paula da Silva conta com as merendeiras Érica Cristiane de Lima Araújo, Eva Vilma Nascimento da Silva, Helena Custódio de Souza, Fabiane Amaral da Silva, Herbert de Jesus Zavatti e Simone Soares de Campos.

Em nono ficou a Emef Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul I e II. Receberam o prêmio a diretora Alessandra Karina Bueno de Oliveira, a diretora interina de 2022, Aline Fernanda de Oliveira e as merendeiras Andréia Fabiana da Silva, Elaine Cristina da Cruz Silva, Márcia Helena Gracindo de Pauli, Rita Cristina Cachoeira e Vanessa Cristina Moreira.

Na décima posição ficou o CER Profª Maria Enaura Malavolta Magalhães, no Vale do Sol. A equipe da diretora Maria Lígia Sachs de Campos é composta pelas merendeiras Maria Helena Rufino, Leonice Aparecida Lujan Bertho e Gilvaneide Amara Steinle.

Homenagem

A solenidade também marcou uma homenagem ao servidor público Sebastião Buainaim, que recebeu uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados. 
Há mais de duas décadas, Sebastião tem se dedicado com empenho e compromisso ao trabalho de almoxarife no setor da Alimentação Escolar. Seu compromisso com o setor vai muito além da assiduidade que sempre teve; da pontualidade no envio dos pedidos entre outras atribuições. É pautado no princípio de que o atendimento ao aluno é sempre prioridade. Uma particularidade do homenageado é o domínio das informações de todo o setor pelo qual é responsável. Em um mundo totalmente informatizado, ele ainda sabe de cor todos os produtos, quantitativos e até prazos de validade, um feito admirável.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito