Edinho destaca importância de fortalecer políticas públicas para pessoas com deficiência auditiva - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho destaca importância de fortalecer políticas públicas para pessoas com deficiência auditiva

Na noite desta segunda-feira (25), no auditório da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, o prefeito Edinho participou da abertura 1º Simpósio do Dia Nacional dos Surdos, atividade que visa marcar o Dia Nacional dos Surdos, comemorado anualmente em 26 de setembro, com o principal objetivo de desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Em sua fala, o prefeito reforçou o comprometimento da Prefeitura de Araraquara com as políticas públicas voltadas às pessoas surdas. “Estou muito feliz com a realização desse simpósio. Estou feliz porque penso que ele dá visibilidade a uma demanda real. Nós estamos aqui debatendo políticas públicas para pessoas surdas. Já é um imenso avanço, mas está muito longe de termos as melhores políticas públicas possíveis para as pessoas surdas. Faço aqui um desafio ao vereador Alcindo Sabino para que faça uma proposta de uma lei na Câmara para que todos os anos, na última semana de setembro, nós façamos uma conferência municipal de avaliação das políticas públicas para as pessoas surdas. Vamos fazer um encontro das pessoas surdas com familiares, com gestores, com entidades, instituições, e vamos fazer um balanço com o que nós avançamos em relação ao ano anterior. Será um balanço do que foi feito, do que nós avançamos e daquilo que precisa avançar”, frisou Edinho.

O vereador Alcindo Sabino (PT), que representou a Câmara Municipal de Araraquara na solenidade, também destacou a importância de se debater esse tema. “Sabemos a luta que existe para fazer os direitos de fato virarem realidade, por isso esse simpósio é tão importante, não só para Araraquara, como para Jaú e São Carlos, que contam com representantes aqui. Esse evento reforça o compromisso da Prefeitura e da Câmara Municipal com a inclusão e propulsão dos direitos das pessoas surdas da nossa cidade, da nossa região e do nosso país. O Dia Nacional dos Surdos é uma data para lembrar que a diversidade é a nossa maior riqueza e um dia de luta para garantir igualdade e oportunidades”, comentou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, valorizou o encontro. “Para nós é uma grande honra realizar esse Simpósio do Dia Nacional dos Surdos em Araraquara, como fruto desse trabalho que tem sido desenvolvido na Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência. Esse é um momento onde podemos partilhar, discutir e nos orientar a partir das mais diversas experiências apresentadas aqui”, salientou.  

O assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, Fernando Supesche, mencionou as ações voltadas ao público-alvo do simpósio. “Quando o prefeito Edinho me fez o convite para assumir a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, a primeira coisa que me pediu foi para fazer políticas públicas para pessoas surdas da cidade. Nesses quase 10 meses, já conseguimos fazer algumas ações, como um ciclo de palestras em parceria com o Sebrae e um curso de confeitaria em parceria com o Senai, todos com intérprete de Libras. Hoje estamos com esse auditório lotado e fico muito feliz de ver tantas pessoas. Isso mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Quem também compôs a mesa foi a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da cidade de São Carlos, Mariluz Garcia Ferreira Silva, que representou o prefeito Airton Garcia. “É uma satisfação estar aqui. Eu acompanho o trabalho do Fernando, temos desenvolvido projetos juntos, desenvolvido parcerias, e é muito importante essa troca de experiências intermunicipal. Para mim é muito orgulho e em nome do meu irmão, Airton Garcia, prefeito de São Carlos, quero dar os parabéns a Araraquara por essa iniciativa”, apontou.
Após a solenidade, o público acompanhou o encontro “Mãos que falam, olhos que ouvem”, com os palestrantes João Fernando Ramazzine (professor no Senac de Jaú e suplente de vereador), Felipe Ceresine Caporal (multiatleta nas modalidades handebol e basquete), Fernanda Ceresine Caporal (fisioterapeuta e jogadora de handebol pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Silvio Caporal Júnior (professor e coordenador de Esportes da escola Liceu Albert Sabin, de Ribeirão Preto), Cássia Maria Canato (gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara), Ana Carolina Fernandes Leão (gerente de Parcerias da Secretaria de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Araraquara) e Luiz Armando Garlippe (gerente de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara).

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); a secretária de Saúde, Eliana Honain; a coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima; a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fatah; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; e a gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, Karina Maia.
O simpósio

O 1º Simpósio do Dia Nacional dos Surdos é promovido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Escola de Governo, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Direitos Humanos e Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.

A data de 26 de setembro foi oficializada como Dia Nacional dos Surdos através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

DueLibras nesta terça

Nesta terça-feira (26), o simpósio será encerrado com um show da dupla DueLibras, marcado para acontecer das 19h30 às 21h na biblioteca “Mário de Andrade”. A DueLibras é a primeira dupla musical em Libras do Brasil, com mais de 1 milhão de inscritos no Youtube e mais de 3 milhões no Instagram. A dupla canta e interpreta em Libras as músicas mais tocadas pelo país com um repertório variado.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito