“No dia 8 de janeiro, Araraquara foi o berço da democracia”, declara Edinho, em ato na Biblioteca Municipal - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

“No dia 8 de janeiro, Araraquara foi o berço da democracia”, declara Edinho, em ato na Biblioteca Municipal


O prefeito Edinho sancionou, na noite desta quinta-feira (28), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a lei que denomina Avenida 8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia, a via pública conhecida como estrada municipal ARA-250. A cerimônia reuniu vários convidados numa noite simbólica e histórica para Araraquara, entre eles o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso; a deputada estadual Thainara Faria (PT) e o diretor geral do Instituto Federal (IFSP) Campus Araraquara, Fábio Justo.

O dia 8 de janeiro de 2023 foi marcado pela invasão e depredação da sede dos Três Poderes em Brasília; um ataque à democracia sem precedentes na história brasileira. Naquele dia, o Presidente Lula cumpria agenda em Araraquara, onde esteve para inspecionar os graves estragos causados pelas fortes chuvas do final de dezembro do ano passado. Diante dos acontecimentos, o Presidente instituiu um gabinete de crise no Paço Municipal e editou um decreto que permitiu a intervenção federal na segurança do Distrito Federal.

Durante o evento na Biblioteca, o prefeito Edinho destacou que, mais do que um nome de rua, a iniciativa busca marcar na memória da população de Araraquara e do povo brasileiro o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023.  “Só valoriza a liberdade e a democracia, um povo que tem memória. Quis a história que a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro fosse derrotada a partir de Araraquara. Quis a história que estivesse aqui o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, e que, a partir do gabinete do sexto andar da Prefeitura, liderasse o Estado brasileiro, unindo os poderes e derrotando a tentativa de golpe. Quem zela pela democracia é a sociedade civil. Que Araraquara faça sua parte. Que possamos ser exemplo. Que possamos inspirar o Brasil. Que 8 de janeiro marque a nossa alma e a alma das futuras gerações”, defendeu Edinho. “Que os historiadores possam registrar que a cidade dos Filhos do Sol, do Orçamento Participativo, da inclusão social, das políticas de economia solidária, enfim, que a cidade que pariu políticas públicas de construção de igualdade de oportunidade, no dia 8 de janeiro marcou a história brasileira, porque aqui o presidente legitimamente eleito derrotou a tentativa de golpe.  Portanto, no dia 8 de janeiro, Araraquara foi o berço da democracia e não esqueceremos jamais”, concluiu.

“Estava em Brasília naquele dia, vivenciamos aquele momento de angústia de onde estávamos hospedados e vimos, a partir daqui de Araraquara, junto com o prefeito Edinho e a sua equipe de governo, toda a reação firme que o Presidente Lula começava a empenhar e comandar contra aquela tentativa de golpe que fracassou, porque o povo resistiu. E quando o prefeito Edinho manda essa mensagem ao Legislativo, ele inicia um processo que, infelizmente, não fizemos quando nós derrotamos a ditadura civil militar, que se iniciou em 1964. Jamais podemos esquecer cada angústia que foi sofrida e cada vitória que foi vencida com as batalhas que fizemos. O senhor prefeito é um exemplo a todos nós militantes e abnegados aos valores democráticos e à diversidade dos nossos povos”, declarou o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) ressaltou a importância da mobilização popular em defesa do regime democrático. “O que aconteceu no dia 8 de janeiro nada mais foi do que uma reação daqueles que não concordavam com o resultado das urnas que, pela quinta vez, escolheu o modo petista de governar o País. Esse ataque físico às nossas instituições, mostra a banalização dos nossos direitos. A nossa capacidade de mobilização em torno da democracia deve ser gigante”, defendeu.

“Nós, da Academia, temos um papel muito importante dentro desse contexto democrático. Os estudantes do Brasil já lideraram grandes movimentos em defesa da democracia em nosso país. Contem sempre conosco para continuar nesta batalha em defesa da democracia. Um ato como esse tem uma representação gigantesca e leva Araraquara, mais uma vez, ao patamar de destaque internacional”, declarou o diretor geral do Instituto Federal (IFSP), Campus Araraquara, Fábio Justo, representando a Academia

Ao lado de Edinho e do representante do governo federal, também manifestaram apoio à democracia e de reconhecimento à importância da iniciativa os vereadores Aluísio Boi, Alcindo Sabino, Fabi Virgílio, Guilherme Bianco e Filipa Brunelli. Eles relataram e lamentaram a dificuldade que enfrentaram no plenário da Câmara Municipal para a aprovação da proposta, reforçando a defesa da iniciativa.

Aluisio Boi (MDB), vice-presidente da Câmara, lembrou que a votação terminou empatada em 6 a 6, e houve necessidade do voto de minerva do presidente da Câmara, Paulo Landim (PT). “Conviver com os diferentes é exercitar a democracia. O início da derrota do golpe aconteceu aqui, em 8 de janeiro, e tem que ser lembrado. Foi realmente um exercício aprovar a lei da vitória da democracia e essa luta não pode parar”, enfatizou.

“Apesar da dificuldade, vencemos o debate. E a gente acredita que sim, dia 8 de janeiro, tem que ser lembrado como o dia da vitória da democracia. Todo dia 8 de janeiro tem que ser lembrado e temos que ir para as ruas”, defendeu Alcindo Sabino (PT).

“Queríamos ressignificar a data; enquanto nos ofereceram ódio, nós recontamos a história com a manutenção da democracia. E isso só poderia acontecer nessa cidade, que tem amor pulsante, de grandes defensores do regime democrático”, declarou Fabi Virgílio (PT).

“Foi uma vitória simbólica da Câmara e sobretudo da cidade de Araraquara, que tem dado uma série de demonstrações que é uma cidade alinhada com a democracia. Não à toa que tem o Orçamento Participativo há mais de 20 anos”, ponderou Guilherme Bianco (PCdoB).

“Foi só o início da vitória, que só realmente virá quando as pessoas entenderem que todo e qualquer atentado contra a Constituição Federal, contra as instâncias e instituições brasileiras, caracteriza golpe de estado e isso não podemos permitir”, ressaltou a vereadora Filipa Brunelli (PT).

Também participaram do ato de sanção da lei os secretários e coordenadores municipais e demais convidados.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito