Totalmente reformada, Emef Waldemar Saffiotti é entregue à população - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Totalmente reformada, Emef Waldemar Saffiotti é entregue à população

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (29), o prefeito Edinho fez a entrega das obras de reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul, que contou com um investimento de R$ 1.641.515,87, com recursos próprios da Prefeitura.
A unidade escolar passou por reforma dos prédios; impermeabilização das paredes; substituição do piso; manutenção dos caixilhos existentes e substituição de outros por caixilhos de vidro temperado; revisão da rede elétrica; reparos e manutenção da quadra poliesportiva com pintura geral e demarcação do piso; e demolição e recomposição de pontos danificados no piso externo.

Edinho destacou a relevância da reforma. “É uma obra muito importante para toda essa comunidade. É um momento muito importante, agradeço a toda a comunidade escolar. Desde 2017, tendo o Orçamento Participativo como nossa linha mestra, a Prefeitura investiu mais de R$ 117 milhões em educação. O Orçamento Participativo é importante porque a comunidade diz o que é importante. Aqui em Araraquara, majoritariamente as obras do Orçamento Participativo são da educação e aqui, nesta sexta-feira de primavera, estamos entregando mais uma obra de reforma e ampliação de uma escola que ficou linda, uma escola de altíssima qualidade. Parabéns a toda a direção da escola, educadoras e educadores, corpo técnico e profissionais de suporte. É uma escola incrível”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), também valorizou o investimento em educação. “O dia de hoje vai ficar marcado na história desse bairro, dessa região e de nossa cidade. Aqui estamos tratando de investimentos em educação e essas obras na Emef Waldemar Saffiotti transformaram a nossa escola. Essa realização é prova de que a atual administração municipal tem um compromisso sólido e inabalável com a educação, pois sabemos que ela é chave para o desenvolvimento de uma sociedade justa, igualitária e próspera. Esse investimento é o testemunho eloquente desse compromisso”, salientou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) fez uma fala voltada diretamente aos alunos. “Vamos continuar cuidando da escola, vamos continuar respeitando os professores, vamos continuar comendo essa merenda maravilhosa e vamos continuar focando no futuro. Obrigado, pais e responsáveis, por respeitarem o nosso trabalho. Obrigado, crianças. Vocês não são o futuro, são o nosso presente. E que bom que o nosso presente é tão lindo, tão inteligente e tão potente. Vocês já são grandes, mas vão ser gigantes”, acrescentou.

A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, mencionou a importância de oferecer uma estrutura que resulte cada vez mais em uma educação de qualidade. “Essa escola, esse diferencial de escola, que acolhe, que protege, que ensina e que educa, é a escola na qual nós acreditamos. É a escola que recepciona, é a escola que, independente de cor, raça, credo, etnia, propicia patamares cada vez maiores de equidade para alcançar e para vencer as dificuldades causadas pelas diferenças socioeconômicas e culturais brasileiras, que a gente há de superar”, projetou.  
Alessandra Karina Bueno de Oliveira, diretora da escola, também elogiou toda a estrutura oferecida aos alunos. “Quando aqui cheguei, há seis meses, fiquei encantada, admirada com o que vi, a começar da entrada, com canteiros floridos e bem cuidados, uma escola espaçosa, limpa, bonita e organizada. Logo fui informada de que a escola passou por obras de reforma e revitalização e o que eu presenciava era resultado de todo esse processo. Conheci a equipe que aqui trabalha, que hoje conta com 106 funcionários, servidores comprometidos com a educação. Hoje são 1.050 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental que convivem diariamente neste ambiente escolar, que com muito orgulho e de forma carinhosa falam da nossa escola”, concluiu.

Elaine Cristina da Cruz Silva, que é funcionária, mãe de aluno e membro da APM , representou todos os servidores na solenidade. “Considero essa escola como meu segundo lar. Como é bom poder ver as melhorias que a reforma nos proporcionou. como é gostoso ver nossas crianças desfrutando de um espaço novo e mais acolhedor. A palavra do momento é gratidão”, ressaltou.

O Prof. Dr. Sidney José Lima Ribeiro, diretor do Instituto de Química da Unesp Araraquara, destacou a importância de homenagear o patrono da escola, Waldemar Saffiotti. “Queria dizer que estou feliz por dois motivos. Primeiro por ver que a Prefeitura de Araraquara está investindo nas nossas escolas e isso é muito importante. Educação gratuita e de qualidade em todos os níveis é a única saída para a nossa sociedade. Em segundo porque essa escola leva o nome do professor Saffiotti, que é o fundador do Instituto de Química, no Quitandinha, que hoje oferece os melhores cursos do Brasil em química, licenciatura, engenharia química, que faz muita ciência e tem um projeto de extensão muito importante que é o Centro de Ciências”, completou.

A solenidade contou ainda com uma apresentação dos alunos do quarto ao oitavo ano com a música “A paz”, orientados pela professora Edna Lins dos Santos Pereira. Outra homenagem foi feita pela aluna Kemilly Mota de Mattos, que fez a leitura de um depoimento da também aluna Maria Isabelly da Silva, finalista da etapa municipal do concurso de redação EPTV na Escola 2023.

Também marcaram presença no evento os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Filipa Brunelli (PT); o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; o chefe de Gabinete, Renato Tonia Ribeiro; A coordenadora executiva de Participação Popular, Nathalia Mauricio Rigolin; Joel Venceslau, que representou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano; e a presidente do COP, Sandra Catanzaro.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito