Livro de Edinho Silva mostra os desafios como prefeito e liderança política diante da pandemia e dos ataques golpistas de 8 de janeiro - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Livro de Edinho Silva mostra os desafios como prefeito e liderança política diante da pandemia e dos ataques golpistas de 8 de janeiro

Entre 2021 e 2022, coube ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva, liderar a saga de uma cidade que lutou contra a pandemia e se tornou um modelo de enfrentamento à Covid-19. Naquela que foi a primeira cidade a implantar o chamado lockdown para frear a contaminação da doença, Edinho Silva e sua equipe, como todo o Brasil, enfrentaram o medo, a incerteza, a morte e um presidente da República que negava a medicina e a ciência e se dispunha a tornar Araraquara e seu prefeito um exemplo a não ser seguido pelo restante do país. 
Em janeiro de 2023, foi também do seu gabinete na Prefeitura do município que o recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula da Silva era informado e acompanhava os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e tomava as medidas de resistência à tentativa de golpe de Estado promovido por radicais bolsonaristas. Naquele dia 8 de janeiro, Lula e a primeira-dama Janja visitavam Araraquara em solidariedade a outra tragédia – as chuvas torrenciais que varreram a cidade com prejuízo e morte. Foram horas de choque, suspense e, enfim, a reação devida para que, a partir de Araraquara, o novo presidente recuperasse a República e salvasse a democracia de um golpe, até poder retornar a Brasília e reconstruir o estrago deixado pelos golpistas. 
Para Edinho Silva, porém, lidar com esses episódios atípicos significou uma história de coincidências que não são coincidências. É o que o mostra o livro Uma cidade na luta pela vida: da pandemia ao 8 de janeiro, editada pela Alere Editora. Em novembro de 2023, o autor realizou lançamentos em São Paulo (13), Brasília (21) e Araraquara (25).
“Sempre é uma grande alegria levar o nome de Araraquara por todo o Brasil, exaltando a história e os feitos do nosso município. Agradeço a todos e todas presentes nestes momentos tão especial, e dedico este livro para mulheres e homens que lutaram na pandemia contra o negacionismo e pela vida, e meu respeito para quem não está entre nós por terem sido vítimas da maior tragédia humanitária da nossa história”, disse Edinho. 
No livro, o prefeito já em quarto mandato relata histórias que, antes de serem coincidências, ilustram a vocação de uma cidade em ter seu destino marcado pelos últimos fatos relevantes. Conhecida como Morada do Sol, a mesma Araraquara de onde nasceu Macunaíma, de Mário de Andrade – já que o livro foi escrito na Chácara Sapucaia, hoje região do Quitandinha, tradicional bairro da cidade – viu nascer, neste século XXI, novamente um herói improvável: Walter Delgatti, o Vermelho, o hacker de Araraquara que em 2019 explicitou a farsa e as manipulações dos operadores da Lava Jato. Sua revelações abriram caminho para o retorno à política de Lula, companheiro, líder e inspiração de Edinho Silva. 
Uma cidade na luta pela vida explora essa vocação e descreve o dia a dia, as experiências, as preocupações, as vitórias e os reveses de um gestor público e sua equipe. Edinho Silva recheia esse relato com uma análise sobre os desafios da gestão pública. Expõe os limites da administração pública, bem como os entraves e contradições de órgãos de fiscalização, sindicatos, corporações e grupos radicalizados. Repensa as exigências e demandas impostas às políticas públicas e analisa o papel a ser desempenhado pelo Estado numa sociedade que passa por transformações revolucionárias. 
Edinho Silva também descreve no livro os altos e baixos enfrentados pelo Partido dos Trabalhadores – dos ataques promovidos pela Lava Jato ao retorno a Araraquara em 2016, até sua participação na coordenação da eleição de Lula em 2022.
O livro está disponível para aquisição no link: https://leitura.com.br/uma-cidade-na-luta-pela-vida-L035-9786585145718
Lançamento em São Paulo: https://www.instagram.com/reel/CzoyzR5xOsZ/?igsh=dGlqcXo3Y2xnNmRp Lançamento em Brasília: https://www.instagram.com/reel/Cz_gOGgOr5Y/?igsh=MXg2dHc5NGhyNDVpOA== Lançamento em Araraquara: https://www.instagram.com/reel/C0Jf614uOiz/?igsh=dmJ1MGQ3cHlzYmxk

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito