Novembro Negro: Goleira Luciana e advogada Rosimeire Motta são homenageadas na Câmara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Novembro Negro: Goleira Luciana e advogada Rosimeire Motta são homenageadas na Câmara

Em solenidade realizada na última sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Araraquara, a goleira Luciana Maria Dionísio, jogadora com um histórico glorioso de conquistas na Ferroviária, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares, além do prêmio da Alesp do Zumbi estadual, indicada pela deputada estadual Thainara Faria (PT), e também o título de cidadã araraquarense. Na mesma cerimônia, foi entregue o Prêmio Dr.  Laphaietthy Alves à advogada Rosimeire Motta.

O prefeito Edinho marcou presença na solenidade. “As homenagens integram a programação do maior Novembro Negro da história de Araraquara. São duas personagens importantes para a história de nossa cidade. Elas representam um significado enorme, quando as meninas negras olham para essas mulheres e percebem que elas também podem. Que elas também podem vencer a discriminação, o preconceito e sonhar com um reconhecimento profissional, e se sentirem realizadas”, afirmou.

Definido pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), o Prêmio Zumbi dos Palmares, instituído em 2004, tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros e negras e pelo combate ao racismo e preconceito étnico-racial, além de incentivar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial.

Na equipe de Araraquara desde 2013, Luciana já foi considerada a melhor goleira do Brasileirão em 2021. Nascida em Belo Horizonte-MG, conquistou também os títulos do Campeonato Paulista (em 2013), Copa do Brasil (2014), Brasileirão (2014 e 2019) e da Libertadores da América (2020). Também conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2015 com a Seleção Brasileira. Pelo seu histórico de conquistas, Luciana é considerada pela torcida o maior símbolo da luta e das glórias das Guerreiras Grenás.

Luciana se mostrou agradecida pela homenagem. “Sou apaixonada por essa cidade. Araraquara abriu as portas pra mim e me recebeu de braços abertos. Por isso que quando a gente se classifica ou ganha um título eu vou para a torcida porque eu sei que a felicidade de vocês é eu estar ali em campo”, comentou.

Na outra homenagem da noite, a Dra. Rosimeire Motta recebeu também o Prêmio Dr. Laphaietthy Alves, indicado pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Araraquara em referência à valorização e reconhecimento do trabalho de profissionais negros que exercem a advocacia na cidade.

Filha de Dercy Motta e Dirce Barboza Motta, Rosimeire Motta é casada com Osvaldino Machado. É formada em Direito pela Universidade de Araraquara (Uniara) com pós-graduação em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Advogada, atua nas áreas cível, trabalhista e previdenciária. Também recebeu o Prêmio “Doutora Rita de Cássia Ferreira” na edição de 2022, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino Caribenha e Tereza de Benguela, que homenageou dez mulheres negras de destaque em Araraquara.

Também participaram do evento a deputada estadual Thainara Farias (PT); o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); os vereadores Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (PSDB); a secretária de Saúde, Eliana Honain; a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo; a esposa da goleira Luciana, Gabriela Cristina; e da diretora de Futebol Feminino da Ferroviária, Nuéli Silveira, a Nuty.

As entregas do Prêmio Zumbi dos Palmares e do Prêmio Dr. Laphayette Alves integraram a programação do Novembro Negro em Araraquara, promovida pela Prefeitura através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais. Com o tema “Até onde vai o seu racismo?”, a campanha deste ano tem o objetivo de despertar para reflexão e envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira. A programação do “Novembro Negro” em Araraquara vai até o dia 2 de dezembro com uma ampla agenda de atividades.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO 2023
Tema: Até onde vai o seu racismo?

29 de novembro


Letramento Racial em Mineiros de Tietê

30 de novembro


Agenda Externa – 09h30 – Lançamento do Livro: A história Comprovada Mandatos: Dep. Leci Brandão, Marcia Lia e Thainara Farias
Local: Alesp

1º de dezembro

19h – Título de Honra ao Mérito: Carlos Alberto do Amaral
Iniciativa: Vereador João Clemente
Local: Câmara Municipal

2 de dezembro

Encerramento da Programação
17h30: Samba: Irá e Junior

19h30: Luzes de Natal; apresentação de Teatro 4i e Papai Noel Negro
Música de Natal
Praça do Daae

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito