Araraquara é novamente certificada no Município VerdeAzul e fica em sétimo lugar entre as cidades de médio porte - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Araraquara é novamente certificada no Município VerdeAzul e fica em sétimo lugar entre as cidades de médio porte

O prefeito Edinho participou, na tarde desta terça-feira (19), junto com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, da solenidade de Certificação do Programa Município VerdeAzul Ciclo 2022/2023, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Araraquara ficou em sétimo lugar entre os municípios de porte médio, com 100 a 500 mil habitantes, com nota 91.

O prefeito Edinho destacou que esse é um reconhecimento dos esforços em tornar a cidade mais sustentável.

“A sétima colocação entre cidades de médio porte reconhece que somos uma cidade sustentável e que cuidamos do meio ambiente”, declarou, enfatizando que a certificação ajuda na busca por recursos e atrai investimentos para cidade. “É um reconhecimento muito importante para nós, porque nos credencia a concorrer a recursos e, claro, uma cidade com esse reconhecimento se torna mais atrativa para investimentos.  Os investidores sabem que Araraquara é uma cidade que cuida do meio ambiente, uma cidade que cresce de forma sustentável”.

Edinho aproveitou a oportunidade para agradecer toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e também ao Daae. “Minha gratidão, porque em Araraquara é isso, trabalhamos juntos, uma gestão integrada para que a gente possa alcançar um objetivo como esse. E a população também teve um papel importante nesta conquista. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais nossa classificação no próximo ciclo, com a colaboração da população, para continuar sendo uma cidade sustentável”, declarou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, ressaltou que a cidade melhorou sua classificação em relação ao ano passado. “Neste ano, a premiação foi uma surpresa para nós: sétimo lugar entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes. Araraquara demonstra que nós estamos no caminho certo. Eu tenho que agradecer o empenho do prefeito Edinho, que tem nos dado muito apoio na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Além, é claro, de todas as Secretarias e ao Daae que é um grande companheiro nosso, é um trabalho em conjunto que nós realizamos. Temos uma responsabilidade ainda maior para o ano que vem, melhorar ainda mais nossa classificação”. 

A cerimônia contou ainda com a presença do governador Tarcisio de Freitas. Também estiveram presentes na premiação a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade e do o Daae – Departamento Autônomo de Água e Esgotos.

O programa

O principal objetivo do Programa Município VerdeAzul é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos e critérios de avaliação: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Certificado Município VerdeAzul é concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo, reconhecendo a boa gestão ambiental municipal e garantindo à prefeitura premiada a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Nesta edição, um importante diferencial foi a avaliação dos Municípios em grupos, que considera as seguintes faixas populacionais, seguindo a classificação do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Araraquara pertence ao grupo 4, formado por 65 municípios que têm de 100.000 a 499.999 habitantes. Dentro deste grupo, Americana ficou em primeiro com 100 pontos; Itu em segundo com 99 pontos; Bragança Paulista em terceiro com 98 pontos; São José do Rio Preto em quarto com 95 pontos; Limeira em quinto com 94 pontos; Jundiai em sexto com 91 pontos; e Araraquara em sétimo também com 91 pontos. São Carlos, cidade do mesmo porte mais próxima de Araraquara, ficou na 42° posição do ranking com 55 pontos e apesar de estar qualificada, não chegou a ser certificada. 

Cabe lembrar que no Ciclo 2021 do programa Araraquara ficou em 15° no quadro geral, com 90.85 pontos. Araraquara havia recebido o VerdeAzul pela última vez em 2020 (ciclo 2019), quando ficou em 62º lugar e teve nota 83,82. Em 14 edições do programa estadual, criado em 2007, e com a primeira premiação entregue em 2008, Araraquara recebeu 11 certificações.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito