Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família do Jardim São Bento - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família do Jardim São Bento

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (22), o prefeito Edinho inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) “Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira”, que fica na Avenida Augusto Bernardi, confluência da Avenida Professora Maria Aparecida Machado Valério, no Jardim São Bento, região noroeste de Araraquara. A obra é uma demanda eleita como prioridade pela população da Região 1 do Orçamento Participativo e teve um investimento total de R$ 1.275.943,64.

Edinho falou sobre a importância da obra e enalteceu a homenageada que dá nome à unidade. “Agora são 35 unidades de saúde funcionando em todos os bairros de Araraquara. Essa unidade, que vai atender a região do Águas do Paiol e também do São Bento, presta uma homenagem a Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira, que foi uma enfermeira que fez história em Araraquara. Ela ajudou a implantar a rede básica, foi referência para o Sesa, para a USP, foi referência para o trabalho da Unesp, foi professora na Escola Industrial, formando profissionais da área da saúde, portanto uma figura emblemática. Aqui é uma obra do Orçamento Participativo, ou seja, a população dessa região se reuniu e escolheu como prioridade a construção de uma unidade de saúde”, comentou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) enalteceu a forma pela qual a gestão municipal cuida da saúde. “Eu acredito que a promoção da saúde é muito bem feita por esse governo, não só pelas questões dos investimentos na saúde em si, mas saúde de uma forma global no investimento em esporte e lazer, o investimento em uma alimentação de qualidade nas escolas e creches da cidade. Saúde, de um modo global, envolve muitas outras coisas, por isso é importante a gente se atentar a tudo que vem sendo construído”, apontou.

O vereador Alcindo Sabino (PT), que representou a Câmara Municipal na cerimônia, também valorizou o novo espaço. “Essa obra já começa atendendo 4 mil pessoas, para termos uma ideia do que isso vai significar, principalmente para o pessoal do Vale do Sol. É muito complicado o atendimento do Vale do Sol em função do número de pessoas atendidas, que é um número impossível de dar conta. O pessoal do São Bento, Águas do Paiol e Estância das Rosas serão atendidos aqui com um atendimento, que além de oferecer qualidade, também vai desafogar o postinho do Vale do Sol. A ideia é trazer todo um complexo para cá, um CRAS, um CER, pois é uma região que cresceu muito, por isso pensamos em trazer mais equipamentos para contemplar a população dessa região”, revelou.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, destacou o fato da obra ter sido eleita no Orçamento Participativo. “Claro que houve a participação do prefeito, vereadores, mas a população foi consultada. É uma unidade que vai desafogar o Vale do Sol, vai ajudar o São Bento com mais qualidade de vida e com médico da família. Ou seja, é atenção básica que vai na casa da pessoa, evita que ela siga para o Centro e aquelas doenças básicas se resolvem rapidamente, o que é muito importante. Mas não basta ter uma casa, um posto, equipamento, se aquele lugar não tem alma. E hoje a unidade de saúde ganha alma com essa homenagem a Selma, por isso eu quero saudar a família”, ressaltou.

Eliana Honain, que neste ato representou todos os gestores municipais, disse que teve a oportunidade de conviver com Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira. “A responsabilidade que temos é de fazer com que esta unidade represente aquilo que a Selma representou para a sociedade enquanto enfermeira. Eu tenho orgulho de ser enfermeira como a Selma foi. Ela amou a profissão e dedicou a sua vida naquilo que ela acreditava e naquilo que ela escolheu. Em todos os dias, até os últimos dias da sua vida, ela esteve voltada para a construção da saúde”, concluiu.

Ricardo Ferrari Nogueira, filho da homenageada, falou em nome da família. “É uma grande honra e uma grande felicidade, para mim e para a minha família, estarmos aqui hoje sendo homenageados e por ver uma UBS recebendo o nome de uma mulher que teve sua vida dedicada à saúde, teve sua vida dedicada à melhora de vida de todos aqueles que passaram pelas suas mãos, gestantes, pessoas que tiveram problemas com câncer, e todos aqueles que procuraram ajuda de alguma maneira em algum momento. Desejo que esse posto de saúde atenda muito bem toda a comunidade e que o sentimento da dona Selma, minha mãe, possa perdurar para sempre não só neste posto, mas em todos os serviços de saúde de Araraquara”, salientou.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT) e os vereadores Carlão do Joia (Patriota), Gerson da Farmácia (MDB) e João Clemente (PSDB); o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o secretário de Governo, Donizete Simioni; o chefe de Gabinete, Renato Tonia Ribeiro; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; a presidente do Conselho do Orçamento Participativo, Sandra Catanzaro; e Maurício Zangrano Nogueira, esposo homenageada.

A obra

O prédio, já edificado e coberto, abrigou o canteiro de obras e a administração da empresa que construiu as casas do bairro, nas divisas com o Vale do Sol, Acapulco e Águas do Paiol. A obra englobou a substituição de piso cerâmico e azulejos; reparo nos pontos de alvenaria danificados; troca de placas de gesso acartonado nos pontos danificados; instalação de portas, portinholas e barras para PNE; instalação de peças e acessórios de hidráulica; instalação de todo o sistema elétrico da Unidade; recolocação de todo o telhamento e forro; aplicação de textura acrílica em paredes externas; pintura geral da edificação (interna, externa e de esquadrias); reforma do balcão de atendimento para regularização quanto à acessibilidade; reforma da área externa com instalação de diferentes pisos para estacionamento e acessos à unidade, e vegetação.

Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira

Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira, que dá nome à nova unidade de saúde, nasceu em 22 de setembro de 1946, em Santos. Filha de Jacob Karl Ferrari e Adil Canelas Ferrari, era casada com Mauricio Zangrando Nogueira e mãe de Ricardo, Rafael e Ramon. Concluiu os cursos de Obstetriz (USP), Enfermagem para Obstetrícia (USP), Licenciatura em Formação Pedagógica (Unesp), Administração Hospitalar (Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC), Especialização em Saúde Pública (USP) e Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica (USP), entre outros, com participações em palestras, mesas-redondas, seminários e congressos.

Trabalhou como obstetriz na Maternidade São Paulo (São Paulo) entre 1967 e 1969, no Hospital do Servidor Público Municipal (São Paulo) entre 1969 e 1972, e como enfermeira no Hospital do Servidor Público Estadual (São Paulo) entre 1972 e 1973. Foi enfermeira supervisora no Hospital do Servidor Público Municipal (São Paulo) entre 1973 e 1976 e trabalhou no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (USP) como enfermeira obstétrica e coordenadora do Programa Materno-Infantil entre 1977 e 1979.

Administrou cursos para gestantes e Orientações Pré-Natal e Preparo para o Parto na Clínica Cardiológica Integrada (Araraquara) entre 1979 e 1985 e cursos de Assistência de Enfermagem a Mulheres com Câncer de Mama: Orientações Pré, Trans e Pós-Cirurgia de Mama na Clínica Cardiológica Integrada (Araraquara) entre 1985 e 1988. Ministrou aulas de enfermagem na Escola Técnica Estadual Anna de Oliveira Ferraz (Araraquara) entre 2001 e 2003. Coordenou o Curso de Capacitação e Educação em Saúde da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara entre março e outubro de 2002 e foi responsável pelo Setor de Enfermagem da Clínica Cardiológica Integrada – Equipe Multi-Profissional, entre 1979 e 2015. Faleceu em 24 de junho de 2015, aos 68 anos, em Araraquara.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito