Edinho destaca avanço nas obras da Casa da Cultura e do Teatro Wallace
Nesta quinta-feira (1º), o prefeito Edinho acompanhou de perto os trabalhos realizados nas obras de reforma e adequação da Casa da Cultura “Luís Antonio Martinez Corrêa” e do Teatro “Wallace Leal Valentin Rodrigues”, no Centro. A recuperação dos espaços culturais foi eleita como prioridade na Plenária Temática da Cidade do Orçamento Participativo, programa que permite à população escolher os investimentos a serem feitos pela Prefeitura de Araraquara.
Edinho falou sobre os esforços do município para recuperar a estrutura dos dois locais. “É uma obra do Orçamento Participativo e é uma obra que para nós tem uma importância histórica sem comparação. Este é um prédio secular que nunca passou por uma reforma com a dimensão que estamos fazendo aqui. Estamos trocando absolutamente tudo, reformando desde o Teatro Wallace, onde trocamos o teto, e estamos avançando com hidráulica, iluminação e todo cabeamento. Na Casa da Cultura, o forro e o piso são de madeira e estamos trocando tudo. Estamos recuperando o telhado, que era a parte mais crítica do ponto de vista da estrutura, e toda parte estrutural da Casa da Cultura está sendo recuperada, inclusive com elevador e a pintura original, que também estamos recuperando. Toda a Sala Jean Paul Sartre também será recuperada e vai virar uma sala de cinema”, mencionou.
O prefeito também agradeceu ao Governo Estadual pela parceria. “A obra é realizada por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Agradeço muito ao governador João Dória, que foi quem autorizou, e agradeço ao governador Tarcísio, que tem dado continuidade. A eles deixo a minha gratidão. São mais de R$ 3 milhões na parte inicial, mas a obra vai chegar perto dos R$ 5 milhões, já que elevador e pintura não estão inclusos nessa parte inicial”, explicou.
O obra do prédio da Casa da Cultura envolve a substituição das telhas de barro e de todo ripamento de madeira da cobertura do prédio, substituição do assoalho e forro de madeira com aplicação de verniz antichama, reforma dos sanitários do térreo, substituição dos pisos do arquivo histórico, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.
Já a reforma e ampliação do Teatro Wallace conta com ampliação do prédio com implantação de sanitários masculino e feminino e para PCD, reforma da cobertura com substituição do telhado existente por estrutura metálica e telha termoacústica, rampa de acesso para PCD, substituição do assoalho de madeira do palco, substituição e adequação das instalações elétricas, e implantação do sistema de combate a incêndio.
Edinho acompanhou a obra juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); os vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT) e Emanoel Sponton (Progressistas); a secretária de Cultura, Teresa Telarolli; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a coordenadora executiva de Participação Popular, Nathalia Rigolin; a coordenadora de Patrimônio Histórico, Adriana Medina; a arquiteta da Prefeitura, Alessandra de Lima; além dos engenheiros João Henrique Vasconcellos Barsaglino e Júlio Ostronoff, representantes da JSO, empresa responsável pela obra.