Edinho e equipe participam de reunião online com Ministra da Saúde sobre o enfrentamento à dengue - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho e equipe participam de reunião online com Ministra da Saúde sobre o enfrentamento à dengue

O prefeito Edinho e sua equipe participaram, na tarde de sábado (3), da reunião extraordinária online convocada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, como parte de uma agenda emergencial criada pelo Governo Federal para lidar com os avanços dos casos de dengue no Brasil nas últimas semanas.

Em Araraquara, foram registrados 54 casos positivos de dengue em 2024 e os trabalhos ininterruptos realizados pelas equipes de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde têm mantido a situação dentro da normalidade para o período. São ações cotidianas – o ano todo – de bloqueio, nebulização e principalmente o chamado “casa a casa” com ações de orientação e retirada de inservíveis.

“Dengue é uma pauta urgente nacional e é de responsabilidade de todos nós: governos e comunidades. E eu agradeço muito o esforço diário dos nossos servidores para que esse resultado seja alcançado. Infelizmente, outras cidades, até mesmo da nossa região, e de todo o Brasil vivem neste momento uma situação diferente. Não podemos esquecer que ‘ninguém é uma ilha’. Não se combate a dengue sozinho. Juntos, somos mais fortes e melhores. E Araraquara, claro, vai cumprir seu papel. Chamo toda a população de Araraquara para nos mobilizarmos contra a dengue”, declarou o prefeito Edinho. “ E, mais uma vez, parabéns à Ministra pela iniciativa. A junção de esforços de todas instâncias governamentais é fundamental”, concluiu.

Durante a reunião, a Ministra Nísia Trindade apresentou o Centro de Operações de Emergência, o COE Arboviroses, que foi instituído pela pasta ministerial para otimizar as ações e para unir o Brasil no enfrentamento à dengue. Ela explicou como funcionará o comitê, que será o ponto focal para a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios e divulgação de boletins epidemiológicos da doença. Ainda de acordo com a Ministra, o objetivo é elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos. Com o centro, o governo federal passa a monitorar a situação, com ênfase em dengue e chikungunya, para orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica

“Este é um momento que exige antecipação e alerta. Teremos que fazer um grande esforço nacional, a partir de uma atuação conjunta, para combater o vetor da doença e para conscientizar a população quanto aos cuidados que devem ser mantidos nos lares, já que 75% da transmissão ocorre dentro das casas. Estamos voltados para a dengue, mas nos manteremos vigilantes também com as outras arboviroses transmitidas pelo mosquito”, afirmou a ministra.

Participaram da reunião centenas de gestores de todo o País. O prefeito Edinho também participou da reunião como secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), juntamente com o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), e demais dirigentes.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito