"Prefeitura nos Bairros" inicia edição 2024 em solenidade no Parque São Paulo - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

“Prefeitura nos Bairros” inicia edição 2024 em solenidade no Parque São Paulo

Com a presença do prefeito Edinho, vereadores e secretários municipais, foi realizada nesta terça-feira (12) a solenidade de lançamento da edição 2024 do “Prefeitura nos Bairros”, programa que tem o propósito de levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população. A cerimônia aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) “Gustavo de Moraes Júnior”, no Parque Residencial São Paulo. 
Essa primeira fase vai até o dia 22 de março e envolve os bairros Parque Residencial São Paulo, Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

Em sua fala, Edinho afirmou que o “Prefeitura nos Bairros” é um forte instrumento de gestão do Município. “O Prefeitura nos Bairros não é uma panaceia, ou seja, não é um programa que vai resolver todos os problemas da cidade de uma única vez. É evidente que não. Mas é um instrumento de gestão. Por meio do Prefeitura nos Bairros, nós organizamos os serviços para que eles sejam mais eficientes. Se ficarmos aqui na região com todas as equipes, toda a estrutura da Prefeitura, vamos otimizar aquilo que a Prefeitura tem de condições de prestação de serviços e assim vamos resolver mais rápido os problemas. É um bom instrumento de gestão, mas também inverte a lógica, o que pode parecer simples e banal, mas não é. Ao invés dos moradores irem até a Prefeitura, a Prefeitura vem até os moradores”, ressaltou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), enalteceu o objetivo do programa. “Eu me sinto muito feliz em todo lançamento do programa Prefeitura nos Bairros e hoje, aqui na região do Parque São Paulo, a alegria se repete, porque sei que os serviços irão beneficiar uma grande população. O Prefeitura nos Bairros é um reflexo do compromisso de governar para o povo, levando os serviços mais essenciais para perto de cada um de vocês”, frisou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, falou em nome de todos os gestores municipais. “O Prefeitura nos Bairros foi criado pelo nosso prefeito Edinho e é um programa de grande sucesso, por isso agradeço muito ao prefeito por ter essa sensibilidade. É um programa que traz para os bairros a Prefeitura, com todas as suas secretarias, para facilitar a vida da população. Isso é muito importante porque todos nós temos dificuldades para poder nos deslocar e a Prefeitura se faz presente, não só com os serviços de zeladoria e cuidado com a cidade, mas também com o atendimento social em todas as áreas. O Prefeitura nos Bairros teve números expressivos de serviços realizados em 2023 e em 2024 terá uma força muito maior para poder atender toda a demanda da população de Araraquara”, assegurou.

A enfermeira Isabela Virgínia Pasquini Borges de Oliveira, que representou a equipe da USF “Gustavo de Moraes Júnior”, deu as boas vindas aos profissionais e população que passarão pelo local nos próximos dias. “O programa Prefeitura nos Bairros garante acesso à população em diversos serviços da Prefeitura e do Daae, contribuindo para a equidade do atendimento e resolução de problemas que impactam a vida das pessoas”, comentou.

Patrícia Donizete da Silva, que representou os moradores da região, também valorizou a passagem do programa. “A presença do programa Prefeitura nos Bairros é muito importante para nós. Muitas pessoas não conseguem ir até o Centro, então temos à disposição esse programa que é muito importante para todos nós. Tragam as suas demandas”, orientou.  

A solenidade contou com uma apresentação dos alunos das Oficinas Culturais de Viola e Violão do Assentamento Bela Vista. Também marcaram presença os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Carlão do Joia (Patriota); o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a coordenadora Oficinas Culturais, Maria Alice, que representou a Secretaria de Cultura; Fábio Augusto, que representou a Secretaria da Educação; a presidente do Conselho do Orçamento Participativo, Sandra Catanzaro; e Toninho do Mel, que representou a deputada estadual Thainara Faria (PT).

O programa

O programa Prefeitura nos Bairros é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros. Ações de combate à dengue também integram a agenda de serviços do “Prefeitura nos Bairros”, com vistoria e retirada de inservíveis de imóveis e atividades educativas nas escolas da região. 

Plantão de atendimento social

O “Prefeitura nos Bairros” conta também com o plantão de atendimento social, onde todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, cadastros da Habitação, ações educativas, dentre outros.

O atendimento social dessa nova fase será realizado nos mesmos dias (12 a 22 de março), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, também na USF “Gustavo de Moraes Júnior”.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito