Secretária de Saúde recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Secretária de Saúde recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal

Autoridades e convidados lotaram o salão do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês”, na noite desta última quarta-feira (12), para acompanhar a cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Eliana Honain, secretária municipal de Saúde. A honraria foi concedida através do Decreto Legislativo nº 1.002 de 2018, de iniciativa de Toninho do Mel, vereador da 17ª Legislatura, entre 2017 e 2020.

Além da homenageada da noite e do seu marido Eduardo Honain, fizeram parte da mesa de honra o prefeito Edinho Silva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT); a deputada estadual Thainara Faria (PT), o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; e a Irmã Franciscana da Imaculada Conceição, Aparecida dos Santos, a Irmã Cida. Também fizeram parte da mesa os vereadores Aluisio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Carlão do Joia (MDB) e Guilherme Bianco (PCdoB).

Entre as declarações da noite, o prefeito Edinho, bastante emocionado, destacou sua amizade e parceria com a secretária de Saúde ao longo dos anos, o comprometimento de Eliana com a gestão da saúde municipal e sua luta na construção do SUS (Sistema Único de Saúde).

 “Hoje é uma noite muito especial. Esse título é o reconhecimento de uma líder que tem forças e capacidade de construção coletiva. De uma servidora pública que fez uma escolha de vida e escolheu participar da construção do SUS. De uma mulher que não fraquejou diante das adversidades que ela enfrentou, uma líder que soube juntar profissionais de saúde do Brasil inteiro para que a gente pudesse formular uma política pública de enfrentamento à pandemia, para salvarmos vidas. E principalmente, o reconhecimento de uma mulher que não se rende a nenhuma forma de agressividade. Que sabe liderar pela empatia, pelo caminho do amor e não do ódio”, enfatizou o prefeito. “Tenho muito orgulho e alegria em ser seu amigo, em poder dividir com você muitos momentos de alegria e também de tristezas, momentos em que compartilhamos o sentimento de injustiça. Quero dizer, sobre esse título e outras honrarias que Eliana já recebeu e de tantos outros que ainda vai receber, que todos serão pequenos perto do tamanho das escolhas que ela fez. Tenho orgulho de ser seu amigo e de tê-la como companheira nesta caminhada de luta por uma Araraquara cada vez mais justa e acolhedora”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Landim, também ressaltou a importância da liderança de Eliana Honain no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

“A Eliana é uma pessoa, cujo trabalho e dedicação fizeram diferença em um dos períodos mais desafiadores que a nossa cidade enfrentou, que foi a pandemia. Suas ações foram cruciais e salvaram vidas. Sua luta pelo SUS e pela igualdade de acesso à saúde são fonte de inspiração. Hoje, não estamos aqui apenas reconhecendo suas realizações passadas, mas expressando também nossa confiança no seu potencial futuro. Agradeço ao Toninho do Mel pela sua propositura que nos possibilitou participar deste momento tão especial”, declarou Landim.

Toninho do Mel, ex-vereador que propôs a honraria para Eliana em 2018, também enalteceu a dedicação de Eliana ao serviço público. “É uma noite de muita alegria, agradeço a todos que estão aqui presentes participando deste momento especial. Eliana representa muito para nossa cidade e esse título é muito merecido”, ressaltou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) enalteceu os 38 anos de Eliana voltados ao cuidado com as pessoas. “Eu acredito que não tenha nada mais nobre do que escolher servir ao próximo. Não há nada mais nobre do que uma vida pautada na dedicação ao próximo, com 38 anos no serviço público que merecem todo o nosso reconhecimento. Nós acreditamos de fato numa sociedade que não deixa ninguém para trás e eu sou muito grata por Eliana ter escolhido caminhar conosco”, disse a deputada estadual.

Também na mesa de honra, Irmã Cida saudou os presentes em nome do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês. “É uma honra termos sido escolhidos para sediarmos essa homenagem a uma pessoa tão querida. Eliana é uma pessoa de luta, de entrega, mas também de ternura e compaixão. Nunca mediu esforços para salvar vidas. A pandemia não nos assustou, porque tínhamos uma gestão que cuidou da vida, contra todos os inimigos da vida. Nossa gratidão por tudo que você fez para nossa cidade”, afirmou.

Outro momento emocionante foi a declaração do médico Eduardo Honain. “Muito obrigado a todos por esse momento tão especial e por esse reconhecimento.  Falo em nome dos meus filhos e de nossas famílias. Temos muito orgulho da trajetória da nossa querida Eliana, que tem 40 anos de formatura em Enfermagem e todo esse tempo dedicado ao próximo, ao cuidado com a população, à gestão da saúde do nosso município e à construção do SUS, um sistema que ela conhece profundamente. E, em abril, vamos completar 40 anos de casados, 40 anos de caminhada, juntos. É um tempo mais do que suficiente para conhecer uma pessoa. Eu sei que Eliana fez da sua vida uma missão de cuidar do próximo e me orgulho disso. Eu espero que tenhamos muita saúde para continuarmos caminhando juntos”, declarou Eduardo Honain.

Encerradas as manifestações da mesa, Eliana Honain iniciou seu discurso agradecendo os presentes pela homenagem e pelo carinho. Eliana falou dos pais lembrando da infância no Carmo, do marido, filhos e netos, da sua trajetória no serviço público, da importância de sua equipe na gestão da saúde de Araraquara e no enfrentamento da pandemia, da parceria com o prefeito Edinho e das políticas públicas implantadas por governo que, segundo ela, são inspiração para a caminhada que ela vem traçando.

“Hoje é um dia de grande emoção, uma noite que ficará para sempre na minha memória. Para a filha do mecânico Amalffi e da dona de casa Luiza, essa conquista tem um significado muito especial. Agradeço ao meu companheiro de vida, Eduardo, por estar ao meu lado em todos os momentos. Temos um longo caminho construído com muito amor e muito respeito; são 40 anos juntos. Ele é quem sempre me acolhe, me ouve e me compreende. É o amor da minha vida e o amado da minha alma”, se declarou Eliana, bastante aplaudida. “E, em nome de Eduardo, quero expressar toda a gratidão pelo amor, carinho e respeito que recebo de toda a nossa família. Este prêmio é fruto de muito trabalho, do apoio da minha família e de tantas outras pessoas que fazem parte da minha trajetória. Entre elas, faço um agradecimento especial a meu querido amigo Edinho. Muito obrigada por compartilhar comigo seus sonhos e ideais, por estar ao meu lado e confiar no meu trabalho. Aprendi com meus pais o que é o amor ao próximo, por isso decidi ser enfermeira. Nesses anos todos de servidora passei por alegrias, mas por momentos difíceis, mas sempre tive apoio desse amigo. Tivemos sucesso nos momentos difíceis, porque trabalhamos unidos, decididos a construir juntos uma cidade melhor. A população de Araraquara escolheu o amor e hoje pode contar com programas e políticas públicas que não se encontram em outros municípios. É uma história robusta e tenho muito orgulho de fazer parte disso, principalmente de fazer parte de um governo que luta por aqueles que mais precisam. Esse é um dos motivos que me despertaram para o lado político, o lado que realmente é capaz de transformar a vida das pessoas para melhor, com muito trabalho e muita dedicação”, enalteceu Eliana.

A secretária de Saúde encerrou sua fala, bastante emocionada, mencionando novamente sua mãe, dona Luiza. “Quando era criança, reclamava que não tinha tempo. E a minha mãe dizia sempre assim: tempo é questão de preferência e preferência é questão de amor. E eu amo Araraquara, concluiu Eliana Honain, aplaudida pelas autoridades, familiares e demais convidados.

A cerimônia foi encerrada com entrega de flores à secretária de Saúde, por lideranças que representaram o mandato da deputada estadual Thainara Faria e outros presentes de convidados.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito