Nova sede da Cooperativa MoradaCar é entregue pela Prefeitura - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Nova sede da Cooperativa MoradaCar é entregue pela Prefeitura

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, inaugurou a sede da Cooperativa de Motoristas de Araraquara MoradaCar, no Terminal Rodoviário de Araraquara. Na ocasião, também foram assinados os Termos de Concessão de Incentivos Financeiros a duas cooperativas contempladas no Plano de Apoio e de Fomento à Economia Solidária: a MoradaCar e a Morada Express.

O prefeito Edinho destacou o poder que o cooperativismo tem de transformar a sociedade. “O mundo que estamos construindo com o cooperativismo é um mundo sem submissão, portanto não tem quem manda e quem obedece. As relações são efetivamente igualitárias. Se nós entendermos isso, o cooperativismo é um instrumento de transformação, de construção de uma nova realidade e de construção de uma nova sociedade. E se nós construirmos isso, nós vamos mostrar ao mundo que é possível sim produzir riqueza sem submissão, sem opressão, sem preconceito e sem discriminação. Eu fico feliz por estar aqui realizando mais um pedacinho desse sonho. Eu fico feliz por aquelas mulheres e aqueles homens que não desistiram”, comentou.

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que representou a Câmara Municipal de Araraquara na solenidade, falou sobre como a nova sede vai ajudar a dar mais dignidade ao trabalho dos motoristas por aplicativo. “Estamos falando de um motorista que vai poder rodar de madrugada e vai poder parar aqui para usar o banheiro e comer. Isso é trazer dignidade para esse trabalhador, essa trabalhadora. Quando conseguimos projetar um futuro diferente, nos exige muita coragem, muito esforço, muito trabalho, mas sobretudo muita fé e esperança de que vai mudar”, avaliou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) também falou sobre a transformação social promovida pelo cooperativismo. “Eu acredito nas cooperativas como o modelo mais horizontal do trabalho. Nessa sociedade apodrecida pelo capitalismo, onde o que mais importa é o dinheiro e não as pessoas, a gente vem assistindo muitas tragédias acontecerem e não podemos deixar de mencionar. São clientes que executam funcionários, são pessoas que maltratam, destratam, são racistas, LGBTfóbicas a todo momento com aqueles que estão no exercício de suas funções. É por isso que estamos aqui hoje propondo que seja diferente, que dá para fazer melhor e que dá para garantir os direitos básicos daqueles que se propõem a se organizar através de cooperativas, nesse modelo que não tem patrão, não tem patroa, e sim todos trabalham pelo bem comum para que todos tenham seu sustento no final do mês”, ressaltou.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social e Turismo, Damiano Neto, comentou sobre a força do cooperativismo em Araraquara. “Esse trabalho engrandece a cidade de Araraquara. Várias cidades vieram fazer uma checagem aqui, para conhecer esse trabalho, não só nas cooperativas, mas em algumas reuniões, assim como nós também fomos em alguns locais, algumas reuniões, alguns eventos, para mostrar esse serviço lá fora. Isso para nós é uma situação muito boa”, explicou.

A secretária de Saúde Eliana Honain, que representou os gestores municipais na cerimônia, também frisou a importância do cooperativismo. “Temos inúmeras políticas públicas que transformam as vidas das pessoas, seja na educação, na saúde, na cultura, no esporte, mas o incentivo ao cooperativismo resgata a cidadania daquele indivíduo na sua inserção no mercado de trabalho, uma inserção com muita dignidade”, ressaltou.

A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, exaltou o empenho do governo Edinho na elaboração de políticas públicas que favorecem o cooperativismo e a geração de renda. “É uma alegria, uma emoção que transborda. Essas sementes plantadas desde 2001 pelo prefeito Edinho estão hoje com uma folhagem robusta e dando frutos potentes, que alimentam novos sonhos e se espalham pelo estado de São Paulo e pelo Brasil, tornando Araraquara uma referência em políticas públicas de economia solidária”, frisou.

O presidente da MoradaCar, Luiz Antonio Enside, agradeceu a todos que fizeram a nova sede se tornar realidade. “Essa é uma obra que buscamos há muito tempo e que vai trazer dignidade e conforto para os nossos motoristas. A cooperativa tem por objetivo fazer um aplicativo, dando suporte total na nossa sede, uma área de descanso, uma área para se alimentar, banheiro masculino e feminino. Essa é uma iniciativa que buscamos há muito tempo e agora conseguimos tornar realidade”, comemorou.
Também marcaram presença na solenidade os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Gerson da Farmácia (MDB); o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a presidente do Fundo social de Solidariedade, Cidinha Silva; o chefe de Gabinete, Renato Tonia Ribeiro; Luiz Andia Filho, diretor do Sebrae Araraquara; e Carlos Corrêa, representando os empresários de Araraquara.

A MoradaCar

Fundada em 29 de agosto de 2022, a MoradaCar integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), programa desenvolvido pela Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (CETECS) da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A sede da cooperativa fica no Terminal Rodoviário e foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, que adequou e cedeu o espaço para a IPECS fazer a permissão de uso para a MoradaCar. Atualmente, reúne 43 sócios cooperados, com diretoria administrativa composta pelo presidente Luiz Antonio Enside, secretário Anderson Alan dos Santos Correa e tesoureira Vanessa Rossaboni.

Visando o bem-estar dos cooperados, a MoradaCar já desenvolveu várias iniciativas, como a realização de cursos de mecânica, ações solidárias e estabelecimento de parcerias com oficinas mecânicas e fornecedores de peças, com foco também em estratégias para a manutenção dos veículos dos cooperados.

A nova sede é mais uma grande conquista da cooperativa, que servirá como ponto de apoio para os motoristas por aplicativo de Araraquara, para refeições, banheiro, descanso e convivência. A sede funcionará também como unidade administrativa geral de todas as atividades da cooperativa.

Incentivos financeiros

A solenidade também marcou a assinatura dos Termos de Concessão de Incentivos Financeiros de duas cooperativas contempladas no Plano de Apoio e de Fomento à Economia Solidária: a MoradaCar e também a Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofrentistas de Araraquara – a Morada Express.

 As duas cooperativas tiveram seus projetos aprovados no Edital de Chamamento Público 001/2024, na categoria Inovação Tecnológica, Tecnologia Social e Inovação em Gestão. O objetivo das duas cooperativas, de acordo com os projetos, é a gestão de aplicativos de transportes próprios.

A cooperativa Morada Express receberá o incentivo econômico de R$ 80 mil e a  MoradaCar receberá R$ 50 mil, para implementação e custeio inicial das atividades do aplicativo.

TAGS

WhatsApp Edinho Prefeito