Edinho e equipe conferem últimos preparativos para a reabertura do Teatro Municipal
O prefeito Edinho abriu sua agenda na manhã desta sexta-feira (12) no Teatro Municipal, conferindo os últimos preparativos para a sua reabertura, marcada para esta noite. Com uma extensa programação cultural gratuita, realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com apoio do Governo Federal, via Ministério do Turismo, e do Sesc, o Teatro Municipal reabrirá suas portas nesta sexta-feira (12) para a retomada das suas atividades culturais e artísticas.
Durante a visita, Edinho conversou com os trabalhadores e reafirmou a complexidade da obra estrutural de recuperação e modernização do Teatro Municipal – a primeira grande reforma que o Teatro recebeu em seus mais de 40 anos de existência-, na qual foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões.
“Hoje estamos devolvendo à população de Araraquara o seu maior patrimônio histórico e cultural. Por isso, fiz questão de vir conferir os últimos detalhes da obra. Estamos trabalhando muito para deixar tudo pronto para esta noite, que vai marcar a reabertura do nosso Teatro Municipal, totalmente reformado e modernizado. Foi uma obra complexa, difícil, mas superamos todos os desafios”, afirmou o prefeito, enquanto caminhava pelas dependências do prédio.
Durante o período das obras, foi refeita toda a parte estrutural do teatro, com reforço da fundação, além de substituição da marcenaria, incluindo as portas, batentes, fechaduras e compensados; troca do mobiliário, instalação de louças e metais dos sanitários, instalação de projeto do revestimento acústico da plateia. Também foram realizados instalação de equipamentos de iluminação cênica e sonorização, troca de vidros, implantação de projeto de combate a incêndio para atender exigências do Corpo de Bombeiros, incluindo revestimento com verniz anti chama no palco, além de dedetização e descupinização, impermeabilização da laje técnica e pintura.
O teatro recebeu ainda instalação de ar condicionado, troca do piso vinílico interno, instalações elétricas e hidráulicas, recuperação das escadas, pintura e outras intervenções de acabamento; paisagismo e recuperação do piso em pedra portuguesa na entrada, além de limpeza e outras melhorias na sala de espetáculos e outros pequenos reparos e adequações internas.
A remodelação e a melhoria de todo o sistema de iluminação da Praça Lívio Abramo, incluindo a marquise do Teatro, foram feitas por meio do programa Ilumina Araraquara. O projeto de remodelação contemplou uma nova rede com instalações de 53 novos postes padronizados, equipados com 169 luminárias com tecnologia LED; a iluminação na marquise de acesso ao prédio do Teatro também foi revitalizada. Aqui, o investimento foi de R$ 315.897,00 (via CIP – Contribuição de Iluminação Pública).
Acompanharam Edinho na visita ao Teatro Municipal, os secretários municipais Teresa Telarolli, de Cultura; Renata Bratfisch (Obras e Serviços Públicos); Salua Kairuz (Desenvolvimento Urbano); Marcelo Mazeta (Direitos Humanos e Participação Popular), José Carlos Porsani, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Milena Pavanelli, Esportes e Lazer; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o Chefe de Gabinete, Renato Ribeiro, e a coordenadora executiva de Participação Popular, Nathalia Rigolin.
Programação gratuita de reabertura
A cerimônia de inauguração das obras de reforma do Teatro Municipal “Clodoaldo Medina” está prevista as 18h30 desta noite, no saguão do teatro, com a presença de autoridades. Logo em seguida, às 20h, ocorre a primeira atração artística, o show musical “Chico Buarque – Um outro Olhar”, com NU’ZS Duo.
A programação segue neste sábado (13) com o espetáculo teatral “Nasci pra ser Dercy”, com Greace Gianoukas; no domingo (14), tem espetáculo visual de dança “Enquanto você voava, eu criava raízes”, com Cia. de Dança “Dos à Deux”, e na segunda-feira (15), o encerramento da programação de reabertura ficará por conta da cantora Leila Pinheiro.
Todas as apresentações serão às 20 horas e os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 17 horas do dia da apresentação. Serão entregues até 2 convites por pessoa até esgotar a capacidade do local (400 lugares).
Haverá telão com exibição simultânea das atrações no saguão do teatro.
A programação completa pode ser consultada no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br)