Edinho lança nova turma do programa “PIIS – Frentes da Cidadania”
Em solenidade realizada nesta segunda-feira (13), na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, o prefeito Edinho participou do lançamento e da aula inaugural da 11ª turma do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) – Frentes da Cidadania, que tem como objetivo central o combate à exclusão social, oferecendo uma bolsa para que os beneficiários se insiram em cursos profissionalizantes e exerçam práticas profissionais nas áreas em que estejam se qualificando.
O prefeito Edinho falou sobre a importância do programa. “Eu, particularmente, acredito que o que mais nos realiza é quando vemos um sonho nosso se tornar realidade. Quando eu imaginei esse programa, eu imaginei que de fato ele pudesse ajudar quem mais precisava. A lei fala que quem tem prioridade é quem está há mais tempo desempregado, mulher arrimo de família, portanto mulher que tem que colocar comida dentro de casa; pessoa com familiar com deficiência dentro de casa, mãe que tem o maior número de filhos, e pessoa que cumpriu pena, porque quem cumpriu pena tem o direito de recomeçar sua vida. Estou feliz de estarmos trazendo mais famílias para dentro do programa, porque não é a pessoa, mas a família que é colocada. Quero que vocês aproveitem bastante e quem já está no programa ajude quem está entrando”, frisou.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), afirmou que essa iniciativa representa um compromisso sério com a construção do futuro inclusivo e igualitário para todos. “Neste momento, mais de duas dezenas de pessoas estão se juntando aos 47 beneficiários que já estão no programa. Isso demonstra também a importância e o impacto positivo que o PIIS tem na vida das pessoas que estão buscando oportunidades para se reinserir no mercado de trabalho e melhorar suas condições de vida. O que estamos vivenciando agora é um direito e vocês, é um momento em que muitos enfrentam dificuldades e desafios, mas oferecer essa oportunidade é um ato de generosidade e comprometimento com o bem-estar da nossa comunidade”, pontuou.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, afirmou que a nova turma do PIIS reforça a importância do programa como um transformador de vidas. “Esse programa é motivo de muito orgulho para todos nós desse governo municipal, que tanto luta na defesa da igualdade, da criação de oportunidades e da justiça social. Parabenizo todos vocês que estão aqui hoje iniciando essa caminhada. Agradeço pela disposição de participar do programa. É preciso ter coragem e força de vontade, porque vocês vão participar de cursos profissionalizantes, terão que se dedicar para conseguir resultados. Além disso, vocês também vão fazer muitas amizades neste período, criar novos vínculos. Tudo isso será resultado do empenho de cada um. Muitos já passaram por aqui, se levantaram e conquistaram uma vida melhor”, apontou.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, falou em nome dos gestores municipais. “O depoimento de quem passou pelo programa representa toda a importância de um governo comprometido em cuidar das pessoas. E nós temos esse compromisso de cuidar de vocês e vamos continuar cuidando da melhor maneira possível, trabalhando muito. Araraquara vai continuar sendo essa cidade modelo em inclusão e resgate de cidadania, onde todos podem ter seu espaço ao sol, já que nós somos a Morada do Sol”, mencionou.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, também falou sobre a relevância do programa. “Este programa que ocupa um lugar especial em nossos corações surgiu a partir de uma legislação. Nós tivemos todo um debate na Câmara Municipal para a aprovação deste programa enquanto lei e, para ser aprovada, nós fizemos um acordo. A Prefeitura entra com uma parte e vocês entram com outra parte. A Prefeitura entra com o repasse de recursos, com os cursos de capacitação, com o atendimento em saúde, assistência social, educação e o que mais se fizer necessário, mas nós precisamos de vocês. Precisamos de vocês frequentando este curso, precisamos de vocês aderindo à saúde, à educação, e precisamos de vocês caminhando conosco para que possamos fazer um programa com qualidade”, reforçou.
A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, também valorizou o propósito do programa. “Amanhã todos vocês estarão conosco no Espaço Kaparaó, que é um espaço simples, porém muito acolhedor, com muito afeto e muito carinho para que nós possamos passar juntos todas as manhãs recebendo diversos cursos de qualificação profissional com alguns parceiros como o Senac e o Sebrae, que são grandes instituições de ensino que prestam um excelente trabalho, entre outros parceiros que participam conosco”, salientou.
Também marcaram presença na solenidade os vereadores Aluisio Boi (MDB) e Filipa Brunelli (PT); o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; Helena Oliveira, que representou a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos; Daniela Carvalho, que representou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; a coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fattah; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; Bruno Maia e Gisele Costa, que representaram o Senac; e Larissa Santos, gestora de Programa de Inclusão Produtiva do Sebrae.
O programa
Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o PIIS foi instituído pela Lei Municipal nº 8.998, de 19 de junho de 2017 e foi lançado em 14 de setembro de 2017, com a primeira turma iniciada em abril de 2018. O público-alvo do programa são adolescentes que estejam ou tenham cumprido medida socioeducativa e pessoas em situação de vulnerabilidade social como, moradores em situação de rua, dependentes químicos em recuperação, mulheres vítimas de violência, mulheres arrimo de família, reeducandos que tenham cumprido pena, desempregados cujas famílias estejam em situação de vulnerabilidade e precariedade. Para participar, é necessário morar em Araraquara há pelo menos dois anos e estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A nova turma conta com um total de 20 beneficiários, que se juntam a 47 que estão ativos no programa. Com os novos integrantes, a iniciativa atingiu a marca de 347 beneficiários desde sua implantação em 2018. Esses beneficiários participam de Formação Cidadã com profissionais de diversas áreas da Prefeitura, como saúde mental, direitos humanos, Centro de Referência da Mulher, assistência social, além de orientações com representantes do Procon. Ao longo da permanência no PIIS, os beneficiários realizam diversos cursos de qualificação como, por exemplo, cursos de economia doméstica, economia solidária, informática, sobre aspectos voltados ao mercado de trabalho, como curso de preparação de currículo e de preparação para entrevistas de emprego.
Os selecionados assinam com a Prefeitura um termo de adesão pelo prazo de um ano e são beneficiados com bolsa-auxílio para participação em cursos, treinamentos e práticas profissionais em diversas áreas. As vagas do programa são preenchidas de acordo com a vulnerabilidade social e com a necessidade da administração pública. O bolsista deve manter frequência mínima de 95% nos cursos e palestras e na participação de atividades laborativas que lhe forem atribuídas.
Ao longo do processo, o programa já ofertou aos seus beneficiários cursos de auxiliar administrativo, marketing pessoal, introdução à informática, excelência no atendimento ao cliente, cultura de paz, culinária (hambúrguer; lanches e sucos; pizzas; bolos, doces e salgados), estética e beleza (manicure e pedicure, designer de sobrancelhas e maquiagem), serviços (zeladoria, jardinagem e limpeza), pintura decorativa, fabricação e padronização de biscoitos, pães especiais, higiene e manipulação de alimentos, salgadinhos para festas, preparação para o mercado de trabalho, empreendedor de pequenos negócios, e cooperativismo, empreendedorismo e economia solidária. As aulas aconteceram no Espaço Kaparaó, na Escola de Serralheiro, no Senai e no Senac.
O programa também visa promover o acesso à educação básica, desenvolvendo ações para garantir a permanência e a conclusão do ensino regular, estimulando ações voltadas para a educação de jovens e adultos. A concessão de bolsa-auxílio tem valor mensal (fixada em um salário mínimo para os adultos e R$ 280 para os jovens em cumprimento ou egressos de medida socioeducativa). Os benefícios serão concedidos pelo prazo de um ano, prorrogável por igual período.
As famílias dos beneficiários também serão beneficiadas por programas sociais desenvolvidos pelas Secretarias da Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde, da Educação, do Esporte, da Cultura e da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico. Os beneficiados também participaram de diversas atividades de formação básica realizadas por vários setores da Prefeitura, que englobaram combate ao racismo, políticas para mulheres, saúde do trabalhador e rede básica de assistência, entre outras.