Edinho entrega CER “Álvaro Waldemar Colino” reformado e ampliado
Uma solenidade realizada nesta segunda-feira (27) marcou a entrega das obras de reforma e ampliação do CER Dr. “Álvaro Waldemar Colino”, na Rua Nicolau Jorge Lauand, 700, Jardim das Estações. A unidade escolar, que conta com 278 alunos matriculados, teve sua reforma eleita em plenária do Orçamento Participativo.
O prefeito Edinho valorizou a participação popular na escolha da obra. “Se estamos falando de educação de crianças, os adultos também se educam quando entendem que são sujeitos da sua própria história, que são eles quem escrevem a história. O prefeito é importante, o vereador é importante, mas quem constrói a história da cidade é o seu povo, participando como cidadãs e cidadãos. E é isso que o Orçamento Participativo representa. Continuem participando. Não tenho nenhuma dúvida de que estamos construindo uma cidade democrática e, o mais importante, uma cidade democrática que entende o papel e a importância da educação”, frisou.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), enalteceu as obras realizadas no espaço educacional. “Este novo CER é muito mais do que uma simples reforma e ampliação. Na verdade, podemos dizer que é um novo centro que foi construído. O alto investimento realizado reflete a nossa certeza de que investir em educação é uma prioridade absoluta. Cada recurso aplicado representa um compromisso com o futuro das nossas crianças e com a formação da cidadania”, pontuou.
A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, salientou a relevância da qualidade do ensino oferecido no local. “Uma obra gigantesca como essa serve para dar sentido à ação pedagógica cotidiana, é para dar sentido ao processo cotidiano de desenvolvimento e aprendizado das nossas crianças. O espaço da escola serve também para a acolhida, serve também para revelar que na escola, mais do que profissionais que se formam de mestrado, de doutorado, tem gente. Tem gente que educa gente”, apontou.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, representou os gestores municipais na solenidade. “A educação transforma. Se tem uma política que transforma esse país é a educação. Araraquara tem o privilégio de ter, por conta da secretária da Educação, das diretoras, dos educadores e de todos os profissionais que atuam na educação, essa diferença que temos no ensino, seja na educação infantil, seja na educação integral”, mencionou.
A diretora da unidade escolar, Fernanda Aurélia Gonçalves dos Santos, falou em nome dos alunos e dos profissionais do CER. “Para este dia tão especial, escolhi uma palavra: felicidade. A felicidade de estarmos juntos, a felicidade de podermos fazer esta inauguração, a felicidade estampada no rosto de cada criança, no desejo que temos de fazer todos os dias cada vez melhores. Festejamos a entrega desta reforma e ampliação, que acolhe em todos os sentidos e que torna os momentos das crianças mais produtivos, prazerosos, felizes, favorecendo significativamente todos os momentos de aprendizagem”, afirmou.
A obra teve o investimento de R$ 2.074.672,47. O local recebeu reforma geral e adequações do prédio existente com substituição de piso cerâmico e vinílico, revisão da instalação hidráulica, revisão da instalação elétrica, pintura geral da edificação, substituição de revestimento cerâmico, revisão das esquadrias metálicas, substituição das portas de madeira, implementação de elementos de acessibilidade (rampa, guarda corpo e corrimão) e adequações gerais (fraldário dos berçários e solário); ampliação do edifício com a construção de cozinha, copa, despensa, refeitório, classe intermediária, fraldário, sala de apoio, sanitário masculino e feminino infantil, lavanderia e depósito; adequação da área externa com execução de sistema de drenagem, acerto do piso externo, reforma dos quiosques e da casa de boneca, implementação de arquibancada verde com área de convivência e playground.
Também marcaram presença na solenidade os vereadores Aluisio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), e Edson Hel (PV); a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; e a presidente do conselho de Escola, Pâmela Spontom.
O homenageado
Álvaro Waldemar Colino nasceu em 1º de julho de 1915, na cidade de Botucatu-SP. Filho de Turíbio Colino e Maria Ribeiro Colino, veio residir em Araraquara em 1945. Casou-se com Joana Colino e dessa união nasceram os filhos Helenice Maria Colino, Luzon Jane Colino e Álvaro Waldemar Colino Júnior. Era contador e também advogado, além de ter sido professor de Ciências Contábeis e ter atuado como representante comercial. Foi eleito vereador e exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Araraquara por duas vezes, em 1965 e 1968.
Participou de votações de projetos importantíssimos, como o da instalação dos ônibus elétricos no município, telefones automáticos, Mercado Municipal, estação rodoviária, entre outros. Fundou o Lions Clube Fonte, onde exerceu a presidência diversas vezes e foi um dos presidentes do 15° Quarteirão de Amigos. Faleceu em 7 de novembro de 1981.