Edinho assina Ordem de Serviço para construção de pista para atividades esportivas com motocicletas
Em solenidade realizada neste sábado (15), o prefeito Edinho assinou a Ordem de Serviço para início das obras de construção de pista multiuso do Prumo no Grau, espaço voltado para a prática de wheeling, modalidade que consiste na realização de manobras e acrobacias com motocicletas. O ato ocorreu no Parque do Pinheirinho, onde será construído o espaço.
Demanda da Plenária Temática da Juventude do Orçamento Participativo, a obra contará com o investimento de R$ 440 mil e envolverá a construção da pista multiuso pavimentada, arquibancada em alvenaria estrutural e cercamento em alambrado.
O prefeito Edinho valorizou o projeto do novo espaço. “Estou muito feliz, penso que temos que construir uma cidade que seja efetivamente democrática. Eu sei que muitas vezes os praticantes de wheeling sofrem preconceito. É uma modalidade esportiva como todas as outras, e que a cidade tem que apoiar. Vamos fazer aqui o local exclusivo para vocês treinarem. Vamos trazer eventos para dentro do Parque Pinheirinho, chamar a cidade de Araraquara para conhecer o que é o wheeling para as pessoas entenderem que é uma modalidade esportiva, bonita, que mobiliza. E Araraquara, sendo uma cidade democrática, tem que abrir espaço para todas as modalidades esportivas. A cidade de Araraquara está mostrando a importância de investir e apoiar o esporte, que é um instrumento de saúde, cidadania e inclusão social”, comentou.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), também falou sobre a obra. “Parque do Pinheirinho é um espaço que já tem um grande significado especial para muitos de nós. É um local onde famílias se reúnem, amigos se encontram e onde os jovens têm a oportunidade de explorar a natureza e praticar atividades ao ar livre. Com a construção dessa pista multiuso, estamos acrescentando uma nova dimensão a esse parque, proporcionando mais uma opção de lazer e incentivando a prática de esportes de forma segura e organizada. Estamos falando de um espaço moderno e projetado para atender às necessidades dos praticantes de motociclismo”, destacou.
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, frisou a importância da participação popular para a construção do novo espaço público. “Esse espaço multiuso vai atender a demanda da coletividade de uma das juventudes, pois trabalhamos e lidamos hoje com as mais diversas juventudes que existem e uma delas é essa que vai se utilizar desse espaço no Parque do Pinheirinho”, mencionou.
O Orçamento Participativo é o programa implantado pelo prefeito Edinho que permite à população escolher as obras ou programas que são prioritários para cada região da cidade. Além de 11 regiões, o OP também conta com sete plenárias temáticas, que são voltadas às mulheres, população negra, juventude, pessoas com deficiência, público LGBTQIA+ e idosos, além da Plenária da Cidade.
Entre as demandas eleitas na Plenária da Juventude estão a sede própria do Cursinho Popular (entregue em 2022), a revitalização de praças e áreas de lazer para atividades de esporte e cultura (já entregues no Del Rey, Melhado, Altos de Pinheiros, América, Hortências e Scalamandré Sobrinho), revitalização da Praça Scalamandré Sobrinho, com construção de skate park, e reforma das demais pistas de skate da cidade (em fase de projeto) e a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude, no Jardim Pinheiros (em fase de projeto).
Também participaram da solenidade os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Edson Hel (PV); o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o assessor de Políticas para Juventude, Giovani Jorgetto; Daniela Prates, que representou a deputada estadual Thainara Faria (PT); Wester Pedroso, líder do Prumo no Grau; e Márcio Augusto Kviatkowski, representante da KMA Engenharia, empresa responsável pela obra.