Edinho assina Ordem de Serviço para início das obras do CMS do Iguatemi
Em solenidade realizada nesta segunda-feira (17), o prefeito Edinho assinou a Ordem de Serviço para início das obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Saúde (CMS) “Enfermeira Kimiko Yuta”, que fica na Avenida Lourenço Rolfsen, no Jardim Iguatemi. A unidade atende uma área que abrange um total de 3.658 pessoas dos bairros Parque Residencial Iguatemi e Jardim Marialice.
Com o investimento de R$ 379,5 mil, a reforma faz parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde em Araraquara, que serão custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde.
Edinho falou sobre a relevância da reforma e ampliação da unidade de saúde. “Essa obra é de grande importância para toda a região do Jardim Iguatemi, uma obra há tempos reivindicada, portanto esse é um momento importante para a comunidade dessa região”, destacou o prefeito, que também valorizou os recursos investidos na Saúde da cidade. “Ao todo, é um investimento de quase R$ 55 milhões que a Prefeitura de Araraquara faz na nossa rede básica. Certamente, é o maior patamar de investimento da história da Saúde pública de Araraquara. Estamos trabalhando muito para que a cidade tenha essa capacidade de investimento”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), destacou que a saúde pública é uma prioridade nesta gestão do governo municipal. “A melhoria das nossas unidades de saúde é essencial para garantir um atendimento digno e eficiente para todos. A reforma e adequação do Centro Municipal de Saúde daqui do Iguatemi representa um trabalho contínuo para oferecer um atendimento de qualidade e um ambiente adequado para pacientes e profissionais de saúde”, salientou.
O enfermeiro Carlos Eduardo dos Santos representou os funcionários e usuários da unidade de saúde. “Essa reforma será importante para atender melhor a nossa população e oferecer a melhor estrutura para as pessoas que necessitam de um acesso diferenciado, um acesso especial”, pontuou.
Os serviços envolvem a reforma e ampliação do prédio, envolvendo manutenção geral, execução da recepção para atendimento na farmácia, abertura do acesso à farmácia pela parte externa do prédio, reforma e readequação do consultório ginecológico, obras para ajustar a edificação às normas de acessibilidade, nova proteção das canaletas de escoamento de água pluvial, regularização do piso de acesso ao edifício (manutenção geral e acesso acessível à entrada do centro de saúde e à farmácia), adequação da bancada de atendimento e inclusão de espaço para banho no banheiro femininos dos funcionários.
As outras unidades que integram o pacote são as reformas da UPA Central, UPA da Vila Xavier, UPA do Valle Verde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CMSC do Jardim Paulistano, USF da Vila Biagioni, CMSC do Cecap, USF do Adalberto Roxo, USF do Jardim Brasília, CMSC do Santa Angelina, USF do Jardim Marivan, CMSC do Jardim Selmi Dei IV, USF do Vale do Sol, USF do Assentamento Bela Vista, USF do Jardim Santa Lúcia II, UBS do Hortências, CMS do Jardim América e USF Indaiá/São Rafael, além das ampliações da USF do Jardim Paraíso e do USF Assentamento Monte Alegre, e das construções do CAPS II, CAPS AD, UBS do Santana e USF do Ibirás.
Também participaram da cerimônia o vereador Alcindo Sabino (PT); a secretária de Saúde, Juliana Lujan; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; e Eder José Furlan, que representou a CJF construtora, empresa responsável pela obra.