Edinho assina Ordem de Serviço para reforma do CMSC do Jardim Paulistano
Em solenidade realizada nesta terça-feira (25), o prefeito Edinho assinou a Ordem de Serviço para início das obras de reforma e adequação do Centro Municipal de Saúde Comunitária (CMSC) “Doutor Genaro Granata”. O evento foi realizado na própria unidade de saúde, que fica na Av. Jorge Haddad, 334, Jardim Paulistano.
Edinho falou sobre a importância do CMSC do Jardim Paulistano para a Saúde de Araraquara. “Essa é uma unidade de saúde que é referência para todos nós, uma referência para a cidade de Araraquara. É uma das unidades mais antigas da cidade, que existe desde a década de 1980. É uma das unidades que deram origem à Rede Básica em Araraquara e é uma unidade que atende 16.300 pessoas, portanto os os investimentos que estamos fazendo aqui visam melhorar a estrutura, para que possamos dar melhores condições de trabalho para as nossas profissionais, para os nossos profissionais, e por consequência melhorar o atendimento da nossa população”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), enalteceu os investimentos feitos na Saúde da cidade. “Investir em Saúde é sempre muito importante. Esse investimento representa o compromisso com a promoção da saúde e bem-estar da nossa população. Esse é um compromisso da nossa administração. As reformas desta unidade do Jardim Paulistano contemplam uma renovação completa da estrutura, garantindo maior comodidade, conforto aos pacientes, e melhores condições de trabalho para essa equipe dedicada de profissionais”, pontuou.
A secretária municipal de Saúde, Juliana Lujan, falou sobre o momento vivido pela Saúde de Araraquara. “Estou muito alegre de estar aqui. Essa é a nossa quinta Ordem de Serviço e eu percebo que as pessoas ficam muito gratas. As equipes de Saúde sabem o que elas enfrentarão, que passarão por um momento de transtornos, de sair do seu convívio com a unidade, mas a gratidão é grande porque elas sabem que vai melhorar a qualidade do dia a dia delas enquanto equipes e que tudo isso também resultará em um ambiente mais adequado à população”, salientou.
A unidade de saúde atende a população residente no Jardim Paulistano, Fonte Luminosa, Jardim Floridiana, Jardim Primavera, Jardim Viaduto, parte da Vila Velosa, parte do Jardim das Estações, Central Park Morada do Sol, parte do Jardim Maracanã, parte do Jardim Tabapuã, Vila Cidade Industrial, parte da Vila Cristo Rei, Vila Ferroviária, Vila Gaspar, Vila João Godói e Vila Tito de Carvalho.
Com o investimento de R$ 682.063,50, a reforma faz parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde em Araraquara, que serão custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, com recursos que somam mais de R$ 39 milhões.
Os serviços programados envolvem reforma e adequações gerais, mantendo as características arquitetônicas originais, em toda a unidade, tanto em sua parte interna como externa; remoção e substituição de pisos e azulejos; recuperação de fissuras e junta de dilatação; impermeabilização de todo o perímetro das paredes a altura de 1,50m com substituição do reboco; assentamento de piso podotátil de alerta e direcional de borracha para as áreas internas e em concreto nas áreas externas; retirada e substituição de esquadrias (portas e janelas); substituição das luminárias; pintura geral interna e externa; recuperação do calçamento externo; infraestrutura para ar condicionado e instalação de aparelhos nos ambientes indicados no projeto; manutenção da cobertura, calhas e rufos existentes; e adequações de acessibilidade.
As outras unidades que integram o pacote são as reformas da UPA Central, UPA da Vila Xavier, UPA do Valle Verde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), USF da Vila Biagioni, CMSC do Cecap, USF do Adalberto Roxo, USF do Jardim Brasília, CMSC do Santa Angelina, UBS do Santana, USF do Jardim Marivan, CMSC do Jardim Selmi Dei IV, CMS do Iguatemi, USF do Vale do Sol, USF do Assentamento Bela Vista, USF do Jardim Santa Lúcia II, UBS do Hortências, CMS do Jardim América e USF Indaiá/São Rafael, além das ampliações da USF do Jardim Paraíso e do USF Assentamento Monte Alegre, e das construções do CAPS II, CAPS AD, UBS do Santana e USF do Ibirás.
Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas) e João Clemente (PSDB); a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Pomponi; o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; a superintendente do Daae, Ada Salmazo; Harlei Andrade, que representou a Prime Engenharia e Construções, empresa responsável pela obra; a enfermeira Bruna Cagnin Struziato, que representou os profissionais e usuários da unidade de saúde.