Obras seguem no CMS do Jardim América, atendendo demanda eleita no OP
A reforma e ampliação do CMS (Centro Municipal de Saúde) “Dr. Marcelo Edgar Druet”, que seguem no Jardim América, foi outra obra vistoriada na manhã desta sexta-feira (18) pelo prefeito Edinho, acompanhado das secretárias municipais Juliana Lujan, da Saúde, e Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, além de Nathália Maurício Rigolin, coordenadora executiva de Participação Popular.
O investimento de R$ 1.046 milhão atende demanda eleita pela população daquela região em plenária do Orçamento Participativo (OP).
“É a maior reforma que essa unidade está recebendo, desde sua inauguração. Essa é a primeira unidade da rede básica de saúde de Araraquara, inaugurada na década de 1980. A primeira fase aqui já foi concluída e agora estamos na segunda fase. A primeira fase foi a ampliação e aqui é o prédio já existente, que está sendo todo reformado para que a população seja melhor atendida e para que as equipes de saúde tenham melhores condições de trabalho. Igual essa, outras 19 obras da saúde estão em andamento, graças a convênio com o governo federal”, reforçou o prefeito Edinho, em live transmitida em suas redes sociais, mencionando o pacote de 24 obras na área da saúde realizadas por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo.
Já foram devolvidas à população e estão em funcionamento, a UPA da Vila Xavier e a UPA Valle Verde, além das unidades do Jardim Brasília, Marivan, Cecap e Santana.
“Isso, além da Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa, que dobramos a capacidade de atendimento, e o novo Hospital de Olhos, o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa. É muita coisa acontecendo para que a gente possa fazer a Saúde de Araraquara avançar cada vez mais na nossa cidade. E vamos continuar trabalhando muito”, concluiu Edinho.
Estão no projeto da obra do CMS do Jardim América, entre outras melhorias, troca completa da cobertura, contemplando telhamento, estrutura, calhas, condutores e rufos, ampliação para abrigar a sala dos agentes comunitários de saúde, construção de paredes estruturadas para adequações internas dos ambientes, impermeabilização de paredes existentes interna e externamente, troca de pisos, azulejos e rodapés, pintura completa de paredes, forros, esquadrias, etc, adequação das instalações hidráulicas e elétricas, instalação de bancadas com armários e prateleiras de granito, troca de todas as louças, instalação de esquadrias novas e manutenção das existentes e calçadas de proteção.
As mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS “Dr. Marcelo Edgar Druet” residem no Jardim América, Parque Gramado II, parte do Jardim Das Estações, parte do Jardim Santa Clara, parte do Jardim Tabapuã, Vila Joinville e Vila Vieira.