Edinho participa do lançamento da pedra fundamental da ampliação da Piracanjuba
O prefeito Edinho participou, nesta segunda-feira (25), da cerimônia realizada pelo Grupo Piracanjuba que marcou o lançamento da pedra fundamental da ampliação da unidade de Araraquara.
De acordo com a empresa, a ampliação vai contemplar a construção de um centro de distribuição e de uma nova caldeira de biomassa, além da modernização e aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com tecnologia para produção de biogás. Os investimentos somarão R$ 93 milhões na obra, que deve ser concluída no fim do próximo ano.
“Estou muito feliz por esse momento, porque sei da importância da Piracanjuba, que é líder no mercado e referência nacional. Ela nos orgulha por ser uma empresa essencialmente brasileira, que concorre de igual para igual com grandes grupos, com multinacionais, e por ter escolhido Araraquara para investir. Chegou investindo na planta que já existia e triplicou a produção. Isso significa mais impostos para o município manter a estrutura de serviços prestados e para implantar programas e políticas públicas, mas, principalmente, significa mais emprego para a nossa população. Por mais que a empresa hoje seja automatizada, ela gera centenas de empregos, com perspectivas de crescimento. Nós tivemos entraves; essa empresa chegou aqui em 2020 e assumiu uma fábrica na década de 40. Mas quando estive no governo do Estado apresentando o que estava sendo feito aqui pela Piracanjuba, todos entenderam e aprovaram os projetos que minimizam os impactos ambientais e mostram investimento em sustentabilidade. Diante dos entraves, foi realmente um trabalho muito árduo para estarmos aqui hoje, mas os obstáculos foram superados. Agradeço também à Câmara Municipal, que garantiu que esse debate fosse técnico e que a empresa tivesse oportunidade de mostrar e defender seus projetos. Essa, sem dúvida, é uma grande vitória do povo de Araraquara”, declarou o prefeito Edinho, saudando os presentes na cerimônia.
De acordo com o projeto da empresa, a atual ETE terá sua capacidade de tratamento aumentada em 50%, de 60 para 90m³/h; isso significa que a água será devolvida ao meio ambiente com qualidade ainda melhor e que haverá redução de resíduos sólidos. A estação também será modernizada, com a instalação de um biodigestor, que vai gerar biogás para utilização como combustível na caldeira, que poderá usar 15% desse combustível; desse modo, 800 árvores por mês deixarão de ser cortadas (a nova caldeira, à biomassa, vai usar combustível renovável e terá capacidade de 15 toneladas/hora de vapor).
“São iniciativas alinhadas com nossa Política de Meio Ambiente e Sustentabilidade que reforçam nosso compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. As obras da ETE e da caldeira contemplam eficiência energética, redução das emissões de gases de efeito estufa e substituição do uso de combustível fóssil. São práticas inovadoras e sustentáveis, que visam não apenas o sucesso corporativo, mas o bem-estar da comunidade e das futuras gerações”, defendeu o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo
A ampliação da Unidade de Araraquara abrange, ainda, a construção de um centro de distribuição, mais amplo, com 11 mil novas posições pallets, que vai proporcionar melhor gestão de estoque e melhores condições de trabalho para os colaboradores.