Cris dos Conselhos - PT - 13.027 - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19
MAPA DE OBRAS

Cris dos Conselhos – PT – 13.027

Maria Cristina Theodoro, a Cris, é mulher negra, nascida em Araraquara. Aos três anos de idade sua mãe faleceu, deixando seis filhos pequenos. Desde então, viveu parte da infância em Araraquara com uma tia, que faleceu quando ela tinha 12 anos. Passou a morar com uma prima em São Paulo, onde conseguiu seu primeiro trabalho com carteira assinada aos 14 anos. Em 1993, mudou-se para Santiago do Chile, onde teve suas duas filhas. No Chile viveu momentos felizes e foi bem acolhida, por saudade do Brasil, retornou em 2000, onde teve mais dois filhos e, após sua separação, passou a lidar com uma realidade de preconceitos e violência contra a mulher e, sendo mãe naquela época, iniciou uma luta pelos direitos e segurança de sua família.
Durante a sua luta contra as mazelas da vida, tornou-se uma líder comunitária. Na condição de mulher negra, mãe, trabalhadora e cidadã, participou ativamente de diversos conselhos municipais. Entre os vários projetos sociais que teve atuação de destaque estão a Marcha das Margaridas, o Encontro Nacional de Mulheres Negras, o Quilombo Rosa e a Horta Comunitária da Zona Norte. Foi homenageada com o 4º prêmio Dr. Rita de Cássia Ferreira, que homenageia mulheres negras de destaque em atividades profissionais e sociais. Teve participação ativa em um projeto cultural junto ao Maracatu Sementes Crioulas, onde é reverenciada como a Rainha do Maracatu, que significa liderança que carrega em si sabedoria e proteção. Trabalha em ações contra a fome e a miséria nas periferias, mais precisamente no Parque Residencial Laura Molina, onde reside. “Além dessas experiências que são muito significativas na construção da mulher de luta que sou, sigo sempre à disposição para contribuir com a rede de solidariedade que cresce a cada dia”.
Sua religião é o sagrado e o amor na vida e no próximo. É batizada na igreja católica, porém durante sua infância foi iniciada na umbanda, no terreiro do “Seu sete encruzilhada e Seu Mané quebra terreiro”, terreiro este fundado pela sua saudosa Tia Nena, a primeira pessoa a fundar um terreiro de umbanda em Araraquara. Hoje Cris  respeita todas as religiões e tem muita fé em um Deus que é misericordioso e cheio de amor.

Siga

WhatsApp Edinho Prefeito